Durante a folia momesca, o número de doações de sangue tem uma queda de 30%. Apesar disso, enquanto são necessárias 250 doações diárias no carnaval para atender toda a demanda, o número normalmente fica abaixo de 150.
A Fundação Hemope lançou uma campanha de doação de sangue para o Carnaval 2019. Com o tema "Viva o Carnaval e acerte na solidariedade", o objetivo é reforçar o estoque estratégico de sangue durante o período carnavalesco. A expectativa é de que, com a campanha, haja um aumento de cerca de 20% de doadores.
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) receberá os doadores de sangue no período do Carnaval – exceto no domingo, dia 02/03. Todos os interessados, devem se dirigir a unidade da Av. Vasco da Gama s/n, Rio Vermelho - Cep: 40.286-240, (Complexo HGE, Hemoba e Cican) ou obter mais informações no Tel: (71) 3116-5642/5643/5664.
“Se as pessoas não vêm, não temos como organizar o estoque. Com o estoque cheio, conseguimos garantir o atendimento aos pacientes que necessitam no mês de fevereiro e ter uma quantidade a mais para os estoques das emergências durante o período do Carnaval”, afirmou a superintendente de captação de doadores do Hemope, Josinete Gomes.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico. A pessoa deve ir alimentada e não pode esquecer um documento oficial com foto.
Para dúvidas, o doador pode ligar para o 0800.811.535. A ligação é gratuita.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.