A ausência de chuvas nos últimos dias tem influenciado consideravelmente o número de incêndios em vegetação, na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Somente no ano de 2018, foram registradas 1.654 ocorrências de incêndio em vegetação no interior e 943 ocorrências na capital e RMS. O clima é um dos fatores que podem causar um incêndio deste tipo. Com a falta de chuvas, a vegetação fica muito seca e qualquer foco de incêndio pode se alastrar rapidamente, chegando em muitas vezes a atingir grandes proporções.
A ação humana descuidada, intencional ou criminosa, também se torna uma causa dessa problemática. Se cada um colocar em prática a prevenção, o incêndio será evitado ou controlado com maior eficácia. Dentre as causas mais comuns, chama-se a atenção para as pontas de cigarros lançadas acesas nas rodovias, a queima indevida de resíduos, fogueiras mal apagadas, fogos de artifícios, raios, piromania, queimadas.
Não use o fogo em hipótese nenhuma para lidar com limpeza de terrenos ou se livrar do lixo. Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros-193, pois não é fácil extinguir um fogo, muito menos um incêndio que deixa como consequência a destruição de vidas animal e vegetal, com alterações do ecossistema, empobrecimento do solo, prejuízos econômicos, sociais e ambientais, além de muita destruição.
Veja as principais dicas de PREVENÇÃO:
1. Não jogue lixo em terrenos baldios;
2. Não queime resíduos;
3. Não jogue pontas de cigarros acesas nas rodovias ou terrenos;
4. Não solte balões;
5. Não deixe crianças brincarem com fogo;
6. Utilize fogos de artifício, conforme instruções da embalagem, evitando soltar perto de áreas florestais.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.