No próximo dia 1º de fevereiro os novos deputados federais, eleitos em outubro, deverão ser empossados e Juazeiro, pelo que se observa, por mais quatro anos pode ficar sem representação política na esfera federal, já que o ex-prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) não conseguiu ainda reverter decisão da justiça que o deixou fora da relação de eleitos.
Depois de várias tentativas em instancias judiciais cessaram as informações no âmbito político aventando uma possível decisão favorável, o que leva a crer que Leur Lomanto deve mesmo garantir a vaga que seria do ex-prefeito de juazeiro.
Para assumir o mandato, de acordo com publicação do portal da Câmara, “O deputado diplomado pela Justiça Eleitoral deverá entregar o diploma original no estande de atendimento aos deputados que funcionará no Espaço do Servidor (Anexo II) ou na Secretaria-Geral da Mesa, até o dia 31 de janeiro, para a devida identificação parlamentar (art. 3º, caput, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados - RICD)” e declaração de que “não incorre em impedimento estabelecido no Art.54 da constituição Federal”, dentre outros documentos.
De acordo com a normativa publicada no Portal da Câmara “O deputado eleito que não entregar um dos dois formulários estará impedido de tomar posse (Lei 8.730/1993).
Fontes próximas a Isaac Carvalho acreditam que no momento a meta do ex-prefeito de juazeiro passa a ser a de garantir um espaço no primeiro escalão do Governo Rui Costa. O desafio seria aumentar os espaços do PCdoB no governo estadual, que já teria pelo menos dois nomes na lista de secretariáveis: Olivia Santana e Davidson Magalhães.
Na gestão anterior de Rui Costa, reeleito, o PCdoB comandava a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Secretaria de Políticas Para as Mulheres (SPM). Com status um pouco menor o partido comandava também a Bahia Gás. A favor de Isaac o boletim de urna. Contra, um possível impedimento por questões jurídicas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.