Leitor denuncia acúmulo de lixo nos principais acessos do Distrito de Itamotinga, SAAE RESPONDE

15 de Jan / 2019 às 21h30 | Variadas

O leitor Geovane dos Santos Oliveira, envia email para este Blog e mostra a indignação "e  muita tristeza e insatisfação com o lixo que vem tomando de conta de todas as entradas que dão acesso ao distrito de Itamotinga".

Confiram: 

Uma sociedade que tem como prioridades básicas os seus valores ela é fortemente tendenciosa a um futuro de boas transformações. Naturalmente quando falamos em valores nos remetemos de imediato às saudações e questões do respeito às pessoas do âmbito de convivência. Mas não podemos deixar de lembrar-se dos valores naturais, tudo que Deus nos presenteou e que são imprescindíveis para nossa saúde e sobrevivência, tais como: os rios, fauna, flora a natureza em geral. Destruir-mos nosso ambiente natural é como expulsar de nossas vidas algo de tão importante para nossa sobrevivência. 

Ao longo do ano de 2018 e início desse ano eu e muitas pessoas do nosso distrito, de regiões vizinhas, turistas e filhos que residem em outras cidades e estados que aqui estiveram visitando sua terra natal nas festividades de fim ano presenciaram e os que aqui ainda permanecem presenciam todos os dias com muita tristeza e insatisfação o lixo que vem tomando de conta de todas as entradas que dão acesso à nossa comunidade.

Logo Itamotinga que sempre foi conhecida pela famosa recepção aos que chegam através de seu imponente cartão postal SERROTE DOIS IRMÃOS, do lindo rio São Francisco que encanta a todos com um por do sol esplendoroso ao cair da tarde, sem falar do seu povo receptivo que acolhe todos que aqui chegam. 

É inadmissível! No século em que vivemos com tantas mudanças climáticas anunciadas pelos cientistas e tantas e doenças provocadas através da poluição do lixo nas cidades que tem assolado as famílias e dizimado centenas de pessoas ainda "tenhamos" praticas tão rudes, que as vezes parecem ser proposital, pois após a passagem do carro coletor essas pessoas retiram o lixo de suas residências jogam nesses espaços. 

Que tipo de valorização tem se dado as campanhas publicadas nos meios de comunicação enfatizando a importância da preservação do meio ambiente? Não basta querer atribuir a culpa somente ao poder público... Cadê os nossos valores? Cadê nossa autocrítica? Fica claro que a iniciativa do poder público fica longe de ser a mais perfeita. 

Mais uma iniciativa perfeita sem a colaboração maciça da sociedade é como se quisesse tapar o sol com uma peneira. Ou seja! Não há resultado... É preciso “nos” também como proprietários de terrenos que coloquemos ordem nos nossos espaços e não contribuam com essa desastrosa realidade que presenciamos todos os dias. 

O que vemos é uma colaboração desenfreada desses camaradas quando os mesmos trazem lixo de um determinado local para dentro de seu espaço de convivência. Tudo em favor do tal capitalismo sem ao menos pensar que você e sua família possam ser uma vitima dessa atitude infeliz num futuro próximo.

E nós? Filhos e moradores dessa valiosa maravilha chamada ITAMOTINGA, nós que costumamos fazer dezenas de declarações de amor por nossa terra e aos que não fazem também, é hora de “nós”, nos reeducarmos! Ou educarmos mesmo... E não estou aqui falando em português, matemática e etc. To falando sim! Dos nossos hábitos e atitudes que precisam ser revistas. Se não! Sucumbiremos perante a ascensão desenfreada do mal chamado lixo que tem tomado conta da nossa comunidade.

Geovane dos Santos Oliveira   

CONFIRA NOTA SAAE

O setor de resíduos sólidos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro informa que a coleta do lixo domiciliar é feita toda segunda-feira pela manhã na sede do Distrito de Itamotinga. O SAAE informa ainda que está programando um mutirão de limpeza na localidade, mas precisa que os moradores evitem jogar indevidamente o lixo em terrenos baldios, contribuindo assim com a limpeza da sua comunidade e com um ambiente cada vez mais saudável.

Espaço Leitor

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.