Comida rápida, de qualidade a custo acessível. Essa tendência ganhou força sobre rodas e levou paras os centros urbanos os Food Trucks, veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições nas ruas.
A ideia surgiu nos Estados Unidos, o mercado aceitou bem e atraiu a atenção de empreendedores ao redor do mundo. O conceito se espalhou tanto pela necessidade de vencer a crise, quanto pela oportunidade de negócio. No Brasil, o movimento se intensificou há quatro anos e se tornou uma alternativa de negócio para quem planeja investir no mercado de alimentação.
É certo que o comércio de comida de rua não é uma novidade. Carrinhos de churros, pipoca e cachorro quente, operados por ambulantes em regiões de grande movimento de pessoas, já fazem parte da paisagem urbana há décadas, mas a modalidade "Food Truck" traz uma série de inovações para este mercado.
A proposta de comida barata e de baixa qualidade deu lugar a pratos requintados, regional e gourmet, de alta gastronomia, a um custo menor do que praticado em um restaurante. Para o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, o Food Truck veio com uma roupagem nova, cada um com sua marca e conceito e assim se estabelece em um ou diversos lugares.
"Esses empreendimentos têm uma clientela especifica e fiel, não apenas para se alimentar, mas também como um point de encontro e de lazer. Os empreendedores sacaram essa tendência e vêm se estabelecendo no ramo com sucesso, inclusive na região Norte da Bahia", destacou.
O "Food Truck" está inserido no mercado da alimentação fora de casa, segmento que tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos, sobretudo, devido às mudanças no estilo de vida dos brasileiros, que atualmente dedicam mais tempo ao trabalho fora de casa do que ao preparo dos alimentos; e a associação da comida fora de casa ao lazer.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alimentação fora de casa consome, em média, 31,1% do total de gastos das famílias brasileiras.
Dentre as diversas modalidades que competem no segmento, como restaurantes, padarias, lanchonetes e carrinhos de hot dog, os Food Trucks estão entre as opções com maiores taxas de crescimento. A tendência também inclui barracas, traillers e vendedores ambulantes de comida pronta.
Pesquisas apontam para oportunidades de crescimento e retorno para empreendedores do ramo. No entanto, a decisão de entrar no mercado e investir em um Food Truck deve ser bem planejada.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.