O verão, estação que marca o ápice do período chuvoso em boa parte do Brasil, começou na sexta-feira (21/12). O detalhe é a alta temperatura, em Petrolina e Juazeiro os termometros tem marcado 35 graus à noite. Durante o dia a sensação termica é acima de 40 graus.
Nos próximos três meses, são esperadas chuvas mais constantes e volumosas e aumento da temperatura no Sudeste do país, principalmente nos mes de janeiro. “Ao longo deste período, esperamos chuvas ligeiramente acima da média no Noroeste, Norte e Leste de Minas, principalmente entre fevereiro e março. Nas demais regiões do estado, teremos chuvas dentro da normalidade”, aponta Arthur de Paiva Neto, meteorologista da Cemig.
As previsões indicam que janeiro, como normalmente ocorre, será o período mais chuvoso. Porém, fevereiro deve apresentar precipitações acima da média normal. Uma característica marcante da estação é a duração do dia, que fica mais longo, e também a ocorrência de veranicos, longos períodos sem chuvas, geralmente entre janeiro e fevereiro.
Outro fator importante é que este verão será influenciado pelo fenômeno El Niño, pois as temperaturas superficiais do oceano pacífico se encontram acima da média na região equatorial.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.