O ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, encerrou esta semana a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes (Canpat) de 2018. A ação, que durou sete meses, teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre o adoecimento ocupacional e as quedas relacionadas ao trabalho em altura. "Temos vindo aqui para mostrar a efetividade do Ministério do Trabalho para o país e a importância, fundamental, de se ter um trabalho com dignidade. O trabalho é uma necessidade, mas desde que seja digno", ressaltou o ministro.
Segundo ele, o ideal é que o profissional, em sua formação, já seja capacitado quanto à prevenção de acidentes. “A questão dos acidentes é algo terrível e a prevenção passa pela qualificação profissional. É importante que o trabalhador saiba o que fazer para ele se proteger no ambiente laboral e a Canpat é uma grande campanha educativa do Ministério do Trabalho, dentro do leque de programas que o órgão desenvolve”, explicou.
Escolas - Na edição de 2018, a Campanha ampliou suas ações para demonstrar nas escolas que a prevenção de acidentes é um cuidado de todos – não importa a idade. Por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministério levou às crianças e adolescente o primeiro concurso da CANPAT, onde foram reconhecidos os melhores desenhos, frases e redações sobre a temática.
Também foram produzidas três cartilhas, que estão disponíveis no site da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit): sobre o trabalho em altura e NR 35 para as pequenas empresas; sobre o adoecimento ocupacional e sobre manutenção em fachadas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.