Profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina realizaram uma ação educativa, segunda- feira (17), para alertar moradores de rua sobre o diagnóstico e tratamento da tuberculose. A ação executada através do 'Consultório na Rua' e do Programa Municipal de Tuberculose contemplou os usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
A iniciativa contou com uma palestra explicando as causas, sintomas e tratamentos da doença. Cerca de 20 usuários fizeram a coleta para análise. Além disso, foram feitos encaminhamentos para exames de raios x nos casos suspeitos. Os participantes ainda receberam preservativos e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com a coordenadora do programa Consultório na Rua e psicóloga, Marla Gomes, essas atividades são contínuas e tem o objetivo de levar serviços de saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade social. "Nós estamos realizando esse trabalho junto com a equipe da Vigilância para tentar identificar precocemente a tuberculose e encaminhar imediatamente para o tratamento que é ofertado pelo SUS.
Além disso, diariamente atendemos um público diverso, entre eles, moradores de rua, profissionais do sexo e flanelinhas, onde fazemos curativos, aferição de sinais vitais, testes rápidos e ações educativas", destacou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.