Repercutiu nesta terça-feira 11, a proposta do vereador Ronaldo Souza de querer restringir o acesso dos profissionais de imprensa ao Plenário da Casa de Vereadores Plinio Amorim, em Petrolina.
Os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais, Radialistas e Blogueiros de Pernambuco e da Bahia devem se pronunciar contra a atitude, considerada arbitrária pela maioria dos profissionais que atua na região. Ronaldo propôs através de um Projeto (004/18), alterar o Regimento Interno da Casa que trata do trabalho dos profissionais de comunicação no plenário. Ele frisou que a "Câmara de Vereadores de Petrolina tem que ter ordem".
Em resumo, o vereador Ronaldo Souza, conhecido por Ronaldo Cancão "quer proibir o livre acesso de jornalistas na Casa Plinio Amorim". Ele citou Regimentos Internos de outras câmaras legislativas, cuja determinação acontece, segundo o vereador, em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG).
Alguns vereadores repudiaram imediantamente a atitude, acusando de prática de censura e ataque à liberdade de imprensa. O vereador Paulo Valgueiro apontou que "discriminar por questões de pessoalidade e ou fazer retaliações no exercício da função pública é inaceitável em nosso Estado Democrático de Direito. O acesso e a divulgação da informação garantem o sistema democrático, são direitos do cidadão, e o cerceamento de ambos constitui violação dos direitos humanos". O Projeto de Lei deve ser votado ainda este ano na Câmara de Vereadores de Petrolina.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.