A Prefeitura de Juazeiro faz um balanço positivo sobre o desenvolvimento das ações no setor de obras no ano de 2018. Apesar da crise que afeta o país, os estados e os municípios, Juazeiro se destaca entre aquelas poucas cidades brasileiras que conseguiram realizar obras durante o ano. O prefeito Paulo Bomfim justifica dizendo que os resultados são fruto de um planejamento desde o início de sua gestão, que permitiu à Prefeitura nesse momento de crise, iniciar e dar andamento às obras de grande porte no município.
“O ano ainda nem terminou e já contabilizamos mais de 130 obras inauguradas somente neste ano de 2018 sendo que só a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) concluiu cerca de 40 obras. A execução de projetos arrojados como o Pavimenta Mais e a Intervenção da Poligonal Urbana, vêm promovendo mudanças significativas e beneficiando a vida de milhares de juazeirenses. Além desses projetos estruturantes, muitas ações pontuais foram realizadas em várias localidades, tanto na área urbana quanto na rural e ainda tem o pacote de grandes obras apresentado dentro das comemorações do aniversário da cidade, onde a maioria já está em andamento”, destaca o prefeito Paulo Bomfim.
Com relação ao projeto da Intervenção da Poligonal Urbana, as obras estão em andamento e já contabilizam 37 ruas pavimentadas e entregues à comunidade este ano. Outras 15 vias estão prontas para serem inauguradas, várias outras estão em andamento e ainda há previsão de aproximadamente 100 vias a serem pavimentadas. Bairros como Jardim São Paulo e Jardim das Acácias, que dentro do projeto serão 100% pavimentados, estão entre os mais beneficiados este ano, pois já estão com praticamente todas as ruas pavimentadas.
“Estamos vivenciando a realização de um sonho a cada rua inaugurada. A comunidade acreditou no compromisso de dois homens honrados como Isaac Carvalho e o prefeito Paulo Bomfim. Hoje podemos dizer que moramos em um bairro saneado, iluminado e pavimentado. Quando as obras forem concluídas, nosso bairro vai ficar 100%”, comemora Antônia Santos, presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim das Acácias que já recebeu 12 ruas das 15 previstas para pavimentação.
No bairro Jardim São Paulo a população comemora a entrega de 10 ruas pavimentadas e saneadas e a construção da Praça que está andamento. “O que era lama, esgoto, e poeira hoje é um jardim. Meu bairro está transformado e só temos que agradecer por nosso sonho ser realizado”, declara D. Jandira de Jesus, comerciante há mais de 30 anos no Jardim São Paulo.
Ainda dentro do projeto de Intervenção da Poligonal Urbana tem a obra de macrodrenagem e urbanização do Riacho (Canal) Malhada da Areia que avança consideravelmente com a execução do serviço de concretagem da estrutura, promovendo mudanças significativas na vida dos moradores dos bairros localizados no entorno. A intervenção beneficia uma extensão de aproximadamente 1,2 Km do riacho que além de ter toda a estrutura das paredes concretada, recebe ainda duas avenidas paralelas que vão ligar a Av. Irmã Dulce I à BA-210, com sentidos contrários e duas faixas de rolamento cada uma, ciclovia, pista de Cooper e passeio, oferecendo opções de lazer para a população juazeirense.
Do pacote de 10 obras estruturantes apresentadas dentro das festividades dos 140 anos da cidade, muitas delas já estão em andamento e mudanças já podem ser percebidas em pontos diferentes de Juazeiro. Na área central da cidade a obra de requalificação da Av. Adolfo Viana já mostra uma avenida mais ampla com a reestruturação do canteiro central e ainda faltam: execução das novas calçadas, ciclofaixa, troca dos postes do canteiro central que terá iluminação em led, próximas etapas da intervenção. Os bairros Pedra do Lorde, Country Clube, Palmares e Quidezinho também estão sendo beneficiados com a requalificação e urbanização das Avenidas Manoel Severo, Miguel Silva Souza e Sebastião Almeida que juntas formam o principal acesso dos bairros e já estão com as intervenções de drenagem em fase de conclusão, para que seja iniciada a fase de pavimentação.
Outra obra de grande porte e que merece destaque é a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), equipamento que tem como objetivo ampliar a oferta de infraestrutura de equipamentos públicos esportivos qualificados, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social de Juazeiro. A obra do CIE já conta com toda a fundação pronta e atualmente está recebendo os serviços de alvenaria da construção e a concretagem dos pilares.
Tem ainda a construção do Parque Fluvial que está promovendo a revitalização física e paisagística de toda a extensão considerada como Área de Proteção Permanente (APP), entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari na Orla Fluvial, com a implantação de vários equipamentos voltados para prática de atividades esportivas e de lazer.
De acordo com o titular da SEDUR Hemerson Guimarães, a Secretaria de Obras está presente em pontos diversos da cidade, seja com obras de pavimentação, construções de equipamentos, operações Tapa Buracos, ações sociais como a oferta de cursos de capacitação profissional para a comunidade beneficiada com obras e muitas outras ações. “Além das obras em andamento tem uma equipe comprometida da SEDUR na elaboração de projetos, pois é através deles que o prefeito pode correr atrás de recursos para que novas obras cheguem ao município. As obras da Intervenção da Poligonal Urbana e Parque Fluvial fazem com que a população desenvolva o sentimento de pertencimento e ajude a gestão a cuidar e preservar todos os novos equipamentos em construção”, garante o secretário Hemerson Guimarães.
O prefeito Paulo Bomfim comemora os resultados e destaca que “nosso foco é fazer mais e melhor por Juazeiro, sabemos que muito ainda há por fazer, tendo em vista que Juazeiro acumulou por quase 130 anos um grande déficit de pavimentação e muitos problemas de infraestrutura, que só receberam a atenção devida a partir da gestão do nosso grupo político. Vamos trabalhar dia e noite, até o último dia da nossa gestão, para que o povo de Juazeiro tenha sua qualidade de vida melhorada através de infraestrutura, educação, saúde, segurança e o que mais for necessário”, pontua Paulo Bomfim
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.