A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através da 6ª superintendência regional, sediada em Juazeiro (BA), reuniu representantes de cinco perímetros públicos de irrigação mantidos pela companhia na região, com o objetivo de discutir as dificuldades e as possíveis soluções para os problemas mais comuns na gestão dos empreendimentos agrícolas.
Participaram do encontro integrantes dos conselhos Fiscal e de Administração e os gerentes executivos dos Distritos de Irrigação de Maniçoba (DIM), Mandacaru (Dimand), Curaçá (DIC), Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação Tourão (Aupit) e da União dos Produtores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Upropic).
Na abertura do evento, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, destacou a importância dos perímetros de irrigação no desenvolvimento sócioeconômico da região, e afirmou que "nesse encontro de avaliação de gestão dos nos perímetros, vamos buscar soluções para as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos distritos, através do compartilhamento de experiências exitosas e a exposição individual da situação de cada empreendimento. Com isso poderemos consolidar um plano operativo para o próximo ano, tendo como base o que for apresentado e discutido neste momento".
Elmo destacou que "buscamos a evolução da eficiência na gestão dos perímetros, que geram milhares de empregos, e dos resultados econômicos que colocam o Vale do São Francisco como responsável por quase 90% da exportação de manga no Brasil. Este também é o momento de avaliar o que aconteceu em 2018 e planejar o que poderemos melhorar em 2019".
O gerente regional de Irrigação da Codevasf em Juazeiro, Luiz Manoel de Santana, fez uma apresentação sobre a importância do encontro e a necessidade da participação mais efetiva dos conselhos na gestão dos perímetros. Ele afirmou que "os perímetros são hoje grandes empresas, que geram trabalho, renda para as famílias e impostos para o município, os estados e a União".
Já o gerente de Administração e Suporte Logístico, Márcio Ferreira Araújo Silva, apresentou o Planejamento como uma maneira de se tomar hoje decisões que farão a diferença amanhã: "O Planejamento é para evitar implicações futuras de decisões presentes", afirmou.
Nas apresentações individuais, feitas pelos gerentes executivos dos perímetros de irrigação de Maniçoba – Valter Matias de Alencar, Tourão – Walter Farias Gomes Júnior, Curaçá – Fernando Moura, Upropic – Henrique Brandão e Mandacaru – Caio Gustavo, foram feitas ponderações sobre a situação na qual se encontravam há alguns anos os empreendimentos agrícolas, e como estão hoje.
Entre os itens apresentados estavam a situação financeira dos distritos, os investimentos para a melhoria das atividades agrícolas e, principalmente, a importância dos serviços prestados pela Codevasf na operação e manutenção da infraestrutura de irrigação.
No final das apresentações, cada gerente executivo listou as ações que fazem parte de seu planejamento para 2019, através da elaboração de um Plano Operativo da atual gestão, onde estão evidenciadas quais conquistas cada perímetro espera ter no próximo ano.
Ao final do encontro, todos os gerentes executivos e integrantes dos conselhos avaliaram como positiva a iniciativa da superintendência regional de promover um momento para a análise e o planejamento estratégico entre a Codevasf e os empreendimentos agrícolas que administra no município de Juazeiro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.