Nesta quarta-feira (28) a 145º edição do programa Caravana da Saúde atendeu 168 usuários da Unidade Básica de Saúde do Centro Social Urbano (CSU), que fica no bairro Castelo Branco. A Caravana tem como proposta reduzir a demanda reprimida de atendimentos e prestar assistências especializadas, em diversas áreas da saúde, nas Unidades Básicas do município.
Durante o atendimento oferecido na UBS do Centro Social Urbano, foram realizados atendimentos com clínico geral, endocrinologista, ginecologista, cardiologista, dentista além eletrocardiograma e exames laboratoriais. A equipe do programa Estação Cidadania também esteve presente no local, realizando a atualização do cadastro do Bolsa Família, através da Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).
A doméstica Maria Aparecida de Souza esteve na unidade acompanhando a mãe que passou pela cardiologista e frisou a importância do serviço oferecido pela Caravana para comunidade. “Há vários dias eu estava com as guias para marcar uma consulta com a cardiologista para minha mãe e a gente não achava possibilidade de encaixe. Com a Caravana melhorou muito, tanto para minha mãe como para a comunidade em geral, podemos perceber pela quantidade de pessoas que estão sendo atendidas aqui hoje.
Para a aposentada Maria da Silva que participa pela primeira vez da Caravana “esses atendimentos aqui deveriam acontecer sempre, porque tem como atender mais pacientes na unidade e facilita os agendamentos. Estava esperando há dias para agendar uma consulta com o endocrinologista e hoje conseguir ser atendida”, ressalta a aposentada.
Para a coordenadora da Caravana da Saúde, médica e vice-prefeita Dulce Ribeiro os atendimentos com especialistas na própria unidade facilita e leva mais comodidade aos moradores.
“É um programa abrangente que visa principalmente atender as necessidades básicas da população e prevenir as doenças que podem ser evitadas, principalmente, complicações relacionadas ao pré-natal, ao câncer ginecológico, o câncer de próstata, enfermidades como tuberculose, hanseníase, hipertensão e diabetes. Houve grandes avanços com essa prática e, principalmente agora, com atendimento especializado oferecido pela Caravana da Saúde podemos perceber a existência de um incremento destas ações de prevenção”, pontua a Dra. Dulce Ribeiro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.