Um suposto desvio de recursos públicos é alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (28), no município de Salgueiro, Sertão de Pernambuco.
A denominada ‘Operação Solaris’ foi deflagrada após cinco meses de investigação que aponta esquema de corrupção envolvendo ex-servidores e uma empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação de pacientes enviados pela Prefeitura da cidade, dentro do Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), com recursos que estavam sendo desviados do Fundo Municipal de Saúde.
Desde as seis horas da manhã de hoje (28), agentes da PF estão no prédio sede da Prefeitura e em um anexo onde fica a Secretaria Municipal de Saúde. No total, trinta e seis policiais federais estão dando cumprimento a oito mandados de busca e apreensão - três deles, inclusive, no Recife, no bairro de Santo Amaro e da Boa Vista, na área central da capital pernambucana e outro em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).
De acordo com a PF, o objetivo é arrecadar documentos relativos à contratação e pagamentos prestados ao Programa de TFD e planilhas de controles de hospedagem e transporte.
Os crimes investigados são os de associação criminosa, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e ativa, todos previstos no Código Penal. Se houver condenação, as penas somadas ultrapassam 30 anos de reclusão. O valor dos prejuízos aos cofres públicos bem como os recursos desviados ainda estão sendo levantados. Os desvios dizem respeito à gestão municipal passada.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.