RONDA MARIA DA PENHA DE JUAZEIRO COMEMORA TRÊS ANOS DE IMPLANTAÇÃO

22 de Nov / 2018 às 15h00 | Variadas

Na manhã de quarta-feira  (21) a Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) de Juazeiro comemorou os três (03) anos de sua implantação através de um ciclo de palestras com a temática “A educação sobre violência doméstica começa desde cedo. Namoro com violência não é amor”.

Fundada em dezenove (19) de novembro de dois mil e quinze (2015), a Ronda Maria da Penha de Juazeiro foi a primeira implementada no interior do Estado, apenas oito (8) meses após a criação da Operação na cidade de Salvador, e tem como objetivo acompanhar e dar suporte às mulheres que estão em situação de violência doméstica e que possuem medida protetiva de urgência, em conjunto com a Rede de atenção e enfrentamento a violência contra a mulher.

O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e procurou abordar a violência já nas primeiras instâncias das relações amorosas, o namoro, afinal, diversas pesquisas na área afirmam que há um grande número de violência, principalmente a psicológica, já na fase inicial dos relacionamentos e que a partir disso podem se formar relações conjugais abusivas. 

Assim, sabendo da importância do tema e da pouca discursão que ele ainda levanta, a comandante da Ronda Maria da Penha de Juazeiro, Ten PM Dálete Brandão, iniciou o diálogo, trazendo à reflexão, o histórico da Ronda, os desafios enfrentados e os avanços conquistados através das ações realizadas nesses três anos, reafirmando o sucesso do serviço com nenhum feminicídio entre as assistidas e a diminuição considerável desse crime na sociedade juazeirense. Dando continuidade ao evento, a Professora e Doutoranda Rosana Alves de Melo foi convidada para palestrar sobre a Prevenção da Violência no Namoro entre Adolescentes, tema de seu projeto de extensão. Além disso foi realizado um concurso de redação com alunos do terceiro ano do ensino médio de três escolas públicas da cidade: o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o Colégio da Policia Militar de Juazeiro e o Colégio Rui Barbosa, entre os quais foram premiadas as melhores redações de cada colégio. Esse concurso faz parte de um projeto idealizado pela Ronda com o tema "Se causa dor não é amor. Namoro abusivo #partiuQueÉnocivo!" e que, no decorrer do evento, foi apresentado ao público.

Na ocasião foram entregues, ainda, os títulos de Defensores de Maria, honraria concedida pela Ronda para pessoas que contribuem para o sucesso da Operação. O coronel Anselmo Bispo, Comandante do Policiamento da Região Norte, reafirmou o compromisso da Policia Militar da Bahia em salvaguardar a segurança das mulheres, especialmente as em situação de violência doméstica, e elogiou a atuação da ORMP que segundo ele “ têm desenvolvido sua missão com maestria e assim salvando vidas”. O evento foi abrilhantado, ainda, com a participação da Banda de Música Maestro Wanderley do Terceiro Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação e com o Coral do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.