Jogos Escolares da Juventude Atletas baianos de judô e luta olímpica embarcaram para última etapa das modalidades individuais

22 de Nov / 2018 às 17h00 | Esporte

A delegação baiana com atletas e dirigentes de judô e luta olímpica embarcaram ontem (21), para terceira e última etapa das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem este ano, na cidade de Natal (RN).  As provas começam hoje (22) e seguem até o próximo domingo (25). 

O ultimo grupo desembarca em Natal com uma delegação composta por 50 pessoas, dentre elas, 44 alunos-atletas e mais seis pessoas da comissão técnica. Na edição dos Jogos Escolares do ano passado, as modalidades de judô e luta olímpica conquistaram oito medalhas para a Bahia, sendo: duas medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze, nas provas individuais e por equipe. 

Os judocas e lutadores olímpicos baianos têm faixa etária de 12 a 17 anos e são naturais dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Mata de São João, Madre de Deus, Mutuípe, Cruz das Almas, Manoel Vitorino, Jequié, Coité, Juazeiro e Xique-Xique. Atletismo e badminton – No momento em que os atletas faziam o check-in de embarque, desembarcava no aeroporto de Salvador os atletas de atletismo e badminton que retornavam de Natal depois de participarem de provas entre os dias 17 e 20 de novembro. 

Ao todo, foram três grupos de atletas que viajaram à capital potiguar, sendo o primeiro deles das modalidades de ginástica rítmica, natação, xadrez, vôlei de praia e xadrez, com disputa de provas de 13 a 15/11. Todas as delegações viajaram a Natal com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

Quadro de medalhas parcial – Até o presente momento, a Bahia já conquistou dez medalhas: 2 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze. Todas elas conquistadas pela ginástica rítmica (seis medalhas, inclusive as duas de ouro) e natação (quatro). 

Organizados pelo COB desde 2005, os Jogos Escolares da Juventude são a principal competição estudantil do país. A edição nacional em Natal reúne mais de 5 mil atletas de 2.136 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, mais uma delegação do Japão, sede dos próximos Jogos Olímpicos. A competição segue em Natal até dia 26 de novembro, com provas de outras modalidades individuais e coletivas.

Atletas da Bahia que já conquistaram medalhas por modalidade no JEJ/2018 

Ginástica Rítmica

Alana Barbosa – 02 medalhas de ouro (individual geral/arco e bola - e por equipes + 02 prata (individual aparelhos arco e maças);

Amanda Reis – 01 prata na prova por equipes;

Júlia Gois  – 01 prata na prova por equipes; 

Natação

Ana Raquel – 01 prata (prova 50 metros livre) e 01 bronze (prova 100 metros peito);

Enzo Brandão – 01 prata (prova 200 medley);

Yan Sotero –  01 bronze (prova 50 metros livre).

Ascom Sudesb

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.