Prefeitura e SUAF realizam distribuição de mudas palmas aos produtores da zona rural de Juazeiro

21 de Nov / 2018 às 09h00 | Variadas

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, e a equipe técnica da ADEAP estiveram nesta terça-feira (20), na comunidade de Lagoa do Boi, distrito de Pinhões, realizando a distribuição de mudas de palmas forrageiras para produtores dos distritos de Pinhões, Massaroca e Carnaíba. 

A ação que contemplou a Prefeitura de Juazeiro com aquisição de 50 mil mudas de palma doce é da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF)/SDR, e as mudas de palmas são provenientes do Projeto Segurança Alimentar do Rebanho do Governo do Estado, beneficiando agricultores familiares. 

O governo Paulo Bomfim tem realizado diversas ações em prol do desenvolvimento do interior, a exemplo das Feiras de caprinos e ovinos, do projeto Fortalecendo o Semiárido e da implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que esperamos lançar até dezembro deste ano”, destacou Tiano Felix.

A ADEAP também já realizou a distribuição de mudas de palmas dentro do programa ‘Palmas para Juazeiro’ às comunidades da zona rural. “Técnicos da ADEAP vêm realizando um trabalho de assistência técnica aos produtores das comunidades agraciadas pelos quintais produtivos, através de orientações sobre o cultivo e manejo da palma, unidades que hoje servem de sementeira para as associações locais”, explicou Tiano.

Na ocasião o representante do Bahiater, Osvaldo Lopes, fez uma apresentação sobre a origem e utilização da palma forrageira aos presentes. Ele falou sobre a importância na alimentação animal e humana e formas corretas de cultivo e uso.“A grande diversidade de usos e aplicações da palma forrageira revela a versatilidade dessa espécie vegetal, que apesar de ser cultivada para alimentação animal, não tem sua potencialidade explorada plenamente nessa região. A palma é usada mundialmente na alimentação humana, arraçoamento animal, como fonte de energia, na medicina, na indústria de cosméticos, na proteção e conservação do solo, dentre outros usos nobres. É preciso que também exploremos essas diversidades aqui na nossa região”, explicou Osvaldo. Vale destacar que a ação também irá beneficiar comunidades da região do Salitre.

Lene Radina/ADEAP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.