Em alusão ao Dia Internacional do Homem (19.11), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) chama a atenção para os cuidados com a saúde desse grupo da população, já que pesquisas apontam que 60% deles só vão ao médico com a doença já avançada.
Em geral, esse comportamento acontece por dois motivos: medo e fator cultural. “A gente já percebe um movimento forte em prol da saúde do homem, mas ainda é preciso incentivar uma atitude mais proativa por parte deles. E isso passa pela educação em saúde, com orientações acerca de consultas, exames e especialidades”, ressalta a coordenadora médica da UPAE, Bruna Spíndola.
A UPAE/IMIP de Petrolina, por exemplo, possui cardiologistas, urologistas, proctologistas, oftalmologistas, otorrinos e dermatologistas, que devem ser visitados periodicamente.
“A porta de entrada no serviço público de saúde é através da atenção básica. São os médicos dos postos de saúde que fazem a primeira avaliação do paciente, encaminhando-o aos serviços especializados sempre que necessário”, esclarece a enfermeira gerente do ambulatório, Martapolyana Torres.
Vale lembrar que hábitos adotados ao longo da vida influenciam na boa manutenção da saúde e que a maioria das doenças, quando detectadas de início, tem maior chance de cura.
Por outro lado, a ocorrência de posturas negativas como fumar, beber em excesso, entregar-se ao sedentarismo, não se prevenir nas relações sexuais, manter uma rotina estressante, e não se alimentar bem são fatores de risco para o surgimento de inúmeras enfermidades.
“Então, cuide-se”, orienta a Dra. Bruna. Os homens devem começar a ir ao médico e a fazer os exames periódicos após os 18 anos. Até os 40 é importante fazer ao menos um check up clínico e cardiológico, e após os 40, check up geral com os especialistas citados acima.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.