A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) retirou os troncos de árvores mortas na Orla da cidade com o objetivo de replantar 20 mudas nativas, como ipê e caraibeira na próxima semana. A ação faz parte do projeto Minha Cidade Mais Verde.
Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), a Sesp vem trabalhando com o objetivo de arborizar a cidade. Já foram plantadas 1703 mudas e doadas 3184 plantas nativas e frutíferas. Para o engenheiro agrônomo da SEMAURB, Hudson Duarte esse projeto vem fortalecendo ainda mais a preservação e respeito ao meio ambiente.
"A escolha das árvores para os plantios na cidade estão sendo feitas com base no nosso bioma, dando prioridade para os ipês roxo e amarelo em praças e demais logradouros públicos abertos. O sistema radicular pivotante das mesmas não vai danificar as calçadas, em especial aqui na orla", explicou Hudson.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos Celso Leal, as secretarias vêm realizando um estudo e avaliação das árvores existentes no município. "Espécies como algarobas e árvores mortas estão sendo retiradas dos logradouros públicos uma vez que apresentam um grande risco de queda e colocam em risco a vida de pedestres e condutores que necessitam trafegar diariamente pela cidade. A SEMAURB realiza o estudo e a SESP executa a atividade. Após a retirada ocorre a preparação da terra e, em seguida o replantio ou plantio das mudas e acompanhamento", explicou Celso Leal.
Quem desejar adquirir uma muda e ajudar a arborizar a cidade pode estar buscando a sede da SEMAURB que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro. O horário para buscar as plantas é das 08h às 12h e das 14h às 17h. Na secretaria os interessados também receberão orientações de quais locais plantarem determinadas mudas e os cuidados com as mesmas para que cresçam e se tornem frondosas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.