Um sonho antigo da comunidade sobradinhense, o Hospital Municipal Maria Auxiliadora Carvalho Torres, inaugurado em 11 de agosto de 2018, completa 2 meses de funcionamento promovendo um salto na qualidade da saúde prestada pelo município.
Com perfil de urgência geral e materno- infantil, a unidade hospitalar atende atualmente uma média de 200 a 250 pacientes por dia. Dentre as principais procuras de atendimentos estão: atendimento de urgência e emergência, que são 40% dos casos, pacientes que foram vítimas de traumas ou de agravos à saúde como casos de infarto agudo do miocárdio, intoxicações, emergências hipertensivas, glicêmicas, hemorrágicas, entre outros. Para estes casos são realizados atendimentos de estabilização do quadro imediato e seus devidos encaminhamentos aos centros de referência.
A unidade hospitalar dispõe de serviços de oxigenoterapia, internação hospitalar, pequenas cirurgias, imobilização ortopédica, recursos físicos e diagnósticos, exames laboratoriais, eletrocardiograma, sonar Dopple, ultrassom, raio X, acompanhamento 24 horas, equipe com treinamento atualizado para prestar assistência de qualidade na estabilização de casos graves com risco potencial a saúde.
Em pouco tempo de funcionamento, o hospital tem se tornado referência em realização de partos, tanto para gestantes de Sobradinho quanto para as que residem em outros municípios e enfrentam dificuldades no acesso à saúde.
A Secretária de Saúde Maysa Sanjuan fez um balanço do atendimento do hospital nestes dois meses e destacou o crescimento da procura de pacientes de municípios circunvizinhos.
"Uma conquista, um sonho que se tornou realidade. Temos pouco mais de 2 meses de funcionamento do hospital e avalio como excelente esses primeiros meses de muito trabalho e dedicação, sempre disponibilizando o melhor para nossa comunidade. Temos uma equipe maravilhosa! São técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicos, recepcionistas, pessoal do serviço geral, parte administrativa, entre outros que prestam um atendimento humanizado, alinhado com o pensamento da nossa gestão. Nesse período de atendimento, destaco o quantitativo da procura de pacientes de cidades vizinhas que tem crescido consideravelmente em relação ao antigo PAM. Estes pacientes geralmente moram em locais de difícil acesso à saúde, como por exemplo, Salitre e Assentamento Bela Vista, ambos pertencentes ao município de Juazeiro, Santa Rita, Riacho do sobrado, Assentamento São Francisco, distritos de Casa Nova, Piçarrão, Brejo de dentro e Brejo de fora, distritos de Sento Sé, que se deslocam para o município de Sobradinho em busca de atendimento, pois sabem que têm a garantia do serviço prestado com qualidade. Nosso hospital tem sido referência em qualidade em todos os aspectos", afirmou a Secretária.
Confira números de atendimentos desde a inauguração da unidade hospitalar :
- Consultas: 12.012
- Observação até 24 horas: 1.292
- Aferição de pressão arterial: 7.560
- Partos: 26
- Raio X: 314
- Eletrocardiograma: 160
- Imobilização ortopédica: 20
- Pequenas cirurgias: 03
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.