7ª sessão do First Friday acontecerá em 01 de novembro no Cemafauna, em Petrolina

24 de Oct / 2018 às 19h30 | Variadas

"Gestão de Novas Unidades de Conservação na Caatinga" é o tema da edição do First Friday que em novembro acontecerá, excepcionalmente na quinta-feira, 01, devido ao feriado da sexta-feira, 02. O tema será ministrado pela médica veterinária e chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Juazeiro-BA, Camile Lugarini.

O evento é promovido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga e acontecerá às 9h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE.

No primeiro semestre de 2018 a Caatinga ganhou duas novas unidades de conservação: a APA e o Refúgio de Vida Silvestre Ararinha Azul em Curaçá e Juazeiro na Bahia. Foi assinado ainda para a região de Sento Sé, o PARNA e a APA do Boqueirão da Onça que totalizam uma área de 854 mil hectares. Essas novas unidades representam um grande passo para a conservação das espécies da Caatinga, porém se faz necessário o estabelecimento do ICMBio na área e desenvolvimento de estratégias para a gestão dessas unidades. Nesse sentido, esta sessão do First Friday tem o objetivo de apresentar essas estratégias e discutir como esses projetos podem ser efetivados.

Camile Lugarini é doutora em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com sanduíche na University of Missouri-St Louis (EUA) (2015). Foi analista ambiental do Centro de Mamíferos Aquáticos e atualmente é chefe do NGI ICMBio Juazeiro - Portaria nº. 618/2018 - APA e PARNA do Boqueirão da Onça/APA e RVS da Ararinha-azul. Também é Coordenadora do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-azul. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nas seguintes áreas: clínica de animais silvestres, ornitopatologia, medicina da conservação e planos de ação nacional para conservação de espécies ameaçadas.

Uma vez por mês, o Museu de Fauna fica aberto para uma discussão científica emocionante seguida de um happy hour e um passeio pelo Museu, onde a pessoa conhecerá o acervo de cerca de 40 peças de animais silvestres taxidermizados, todos do bioma Caatinga. Esse é um programa para um público de todas as idades interessado em discutir de forma dinâmica CIÊNCIA. Com início previsto para as 9 horas, as palestras têm duração mínima de 1 hora.

A entrada é limitada em 100 participantes que devem realizar sua inscrição (informando seu nome completo, CPF, telefone e e-mail para o endereç[email protected]) no valor de R$ 10,00 até a quinta-feira que antecede a sessão e realiza o pagamento no dia do evento na recepção do CETAS do Cemafauna com Jacilda Queiroz.

A coordenação comunica ainda que para receber o certificado é preciso participar do primeiro ciclo das cinco sessões que acontecerão ao longo desse primeiro semestre. Aos participantes também será concedido o transporte para deslocamento no término da sessão saindo do Cemafauna até a Univasf Campus Centro.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.