O Cartório Eleitoral de Juazeiro deu início, ontem quinta-feira (18), aos procedimentos de carga e lacração das urnas eletrônicas da 48º zona que serão usadas nas seções eleitorais durante o 2º turno das Eleições 2018. O trabalho de lacração, carga e auditoria foi acompanhado pelo Juiz Cristiano Queiroz Vasconcelos. Na próxima quinta-feira (25) será a vez da 47º Zona Eleitoral.
Em Juazeiro são 140.481 eleitores esperados para votar no segundo turno das eleições 2018, no dia 28 de outubro.
O juiz Eleitoral voltou a afirmar que a carga e a lacração das urnas são fundamentais para as eleições, por inserir nesses equipamentos as informações sobre eleitores e candidatos. A partir de então, as urnas serão armazenadas, onde permanecem até a véspera do 2º turno do pleito, 27 de outubro, quando serão distribuídas para as seções.
Entrevistado por este Blog o juiz Cristiano Queiroz destacou a segurança e a ampla publicidade dada ao procedimento de carga, auditoria e lacração como essenciais à democracia.
Problemas na identificação biométrica também foram apontados como um dos motivos de atraso na votação do primeiro turno. Durante o 2º turno, o tempo de espera nas filas deverá ser menor, observando que o número de votos a ser creditado pelo eleitor baiano diminuiu de seis para apenas um. Se no dia 07 de outubro, foi preciso digitar 19 números, no dia 28 serão apenas dois dígitos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.