O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan/IMIP está realizando, de 15 a 23 de outubro, mais uma etapa de treinamento sobre reanimação neonatal para profissionais de enfermagem. Mensalmente o NEP desenvolve um calendário de cursos e reciclagem, que se repetem de acordo com a necessidade do serviço.
Este de Reanimação Cardiorrespiratória (RCR), por exemplo, foi ofertado em junho e está sendo repetido agora em outubro. “Essa é uma determinação do próprio IMIP. Existem alguns cursos que acontecem trimestralmente e outros em maior ou menor espaço de tempo”, esclarece a enfermeira gerente, Rejane Lins.
No RCR são repassados todos os cuidados básicos de enfermagem relativos aos primeiros socorros. A equipe que identifica a parada cardiorrespiratória deve iniciar de imediato o protocolo de reanimação e, por isso, todos devem estar preparados.
“O principal impacto positivo é o da diminuição da taxa de mortalidade. A equipe precisa estar pronta para agir na ausência do médico e essa é a hora de treinar”, ressalta Rejane, dando ênfase à importância da realização das manobras corretas.
O HDM é um hospital de referência materno e infantil, trabalha com uma incidência de prematuros muito grande e, nesse caso, o suporte básico de reanimação pode salvar muitas vidas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.