Com a intenção de reduzir a demanda reprimida do serviço prestado pelas unidades de saúde de Juazeiro, o programa ‘Caravana da Saúde’ criado em 2006, já realizou mais de 30 mil atendimentos especializados, consultas e exames laboratórios, nas unidades da sede e interior do município. Nesta quarta-feira (17), a equipe da 139º edição da Caravana realizou 138 atendimentos na Unidade de Saúde Básica do bairro Alto da Maravilha.
Os usuários da UBS receberam atendimentos com cardiologista, ortopedista, endocrinologista, além de realizações de exames laboratoriais e eletrocardiograma. A equipe da Caravana ainda levou um professor de educação física da Faculdade Anhanguera (EAD), que realizou algumas atividades físicas com o público presente.
“A caravana é importante para a Unidade de Saúde Básica do bairro Alto da Maravilha porque reduz a demanda reprimida de especialidades oferecidas e agiliza o processo de marcações das consultas pela central de marcação, atendendo também os casos de urgências. Isso acaba facilitando o encaminhamento destas marcações” pontua a enfermeira e gerente técnica da unidade, Hosana Valois.
A técnica de enfermagem Suely Alves Nascimento Santos, participou da caravana pela primeira vez para passar pelo ginecologista e aprovou os serviços realizados. “O programa é importante porque facilita atendimento, principalmente com especialistas como ginecologista e cardiologista. Aqui têm todos os tipos de procedimentos. Estava precisando de atendimento urgente e com a Caravana foi rapidinho. Seria bom se acontecesse com mais freqüência.” destaca Suely Alves.
Para a aposentada, Maria Varjão Andrade, o serviço prestado pela equipe da caravana é de ótima qualidade. “Estava esperando há um tempinho para passar pelo endocrinologista e com a Caravana consegui ser atendida. Achei o atendimento ótimo, os profissionais são qualificados e muito prestativos”, ressaltou.
A Dra. Dulce Ribeiro lembrou a importância da busca por atendimento médico para prevenir doenças e evitar complicações. “Os usuários devem procurar nossa unidade de saúde sempre, porque às vezes uma enfermidade como hipertensão arterial, evolui de forma assintomática e quando vem o primeiro sintoma já pode ser um sinal de complicação. Nós temos nas unidades de saúde equipes totalmente qualificadas para atender hipertensos e diabéticos”, frisa e ressalta que as equipes de saúde em todas as localidades do município, tanto na SEDE como no interior.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.