É nas margens do Rio São Francisco que atravessa regiões e faz divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco que será realizada a 5º edição do Festival Internacional da Sanfona. O evento sobre o universo da sanfona acontecerá em Juazeiro, Bahia, entre os dias 14 e 17 de novembro e é aberto ao público em geral.
A coordenação do evento é do cantor, sanfoneiro e compositor Targino Gondim, o festival oferece uma programação com palestras, atividades educativas, exposições e espetáculos musicais.
A programação completa será lançada até o final desse mês. Já confirmado a presença do músico Simone Zanchini, um dos acordeonistas mais inovadores da cena internacional, sua pesquisa percorre os limites da música contemporânea, acústica e eletrônica, experimentação sonora, tudo cultivado sem esquecer a tradição, resultando em uma abordagem muito pessoal da improvisação.
Targino Gondim diz que a sanfona é o principal instrumento das festas espanhado pelo mundo. "Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos".
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.