O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE acredita no poder transformador das instituições de ensino e do professor, por isso, criou em 1997 o Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita. Em sua 22° edição, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi escolhido para ser agraciado com a honraria. Ele receberá o prêmio em mãos, em evento a ser realizado no dia 17/10, quarta-feira, às 10h30, no Teatro CIEE.
Sociólogo, professor e pesquisador, Fernando Henrique Cardoso é autor e co-autor de 40 obras e mais de 100 artigos acadêmicos. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, da qual se tornou professor em 1953, obteve também os graus de doutor e livre docente. Cursou pós-graduação na Universidade de Paris e lecionou em renomadas instituições internacionais, como Stanford, Cambridge, Berkeley entre outras. Atualmente ocupa a cadeira de n° 35 da Academia Brasileira de Letras do Rio de Janeiro e é um dos 12 membros do The Elders, grupo independente de líderes globais pela paz e os direitos humanos, criado em 2007 por Nelson Mandela.
O ex-presidente entrará para o rol de homenageados, composto inclusive por Ruth Cardoso, primeira agraciada. Miguel Reale, Esther de Figueiredo Ferraz, Luiz Décourt, José Pastore, Hélio Guerra, Antônio Candido, Paulo Vanzolini, Paulo Nogueira, Crodowaldo Pavan, Ives Gandra, Evanildo Bechara, Adib Jatene, José Cretella Júnior, Angelita Gama, Delfim Neto, William Saad Hossne, José Goldemberg, Celso Lafer, Rubens Ricupero e Roberto Rodrigues completam a lista de educadores que receberam o prêmio.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.