Edital do Canal do Sertão Baiano é publicado; Obra garante conclusão do Projeto Salitre em Juazeiro

04 de Oct / 2018 às 14h10 | Variadas

O edital de licitação do projeto básico do Canal do Sertão Baiano foi finalmente publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (04/10). O equipamento vai integrar o Rio São Francisco a 8 bacias hidrográficas do estado e concluir o Projeto Salitre, em Juazeiro.

Antes abandonado, o projeto foi reativado através do deputado federal Aleluia (Democratas-BA), responsável por articular junto ao Ministério da Integração Nacional, à Codevasf e à bancada baiana a inclusão de uma emenda de R$ 30 milhões no Orçamento de 2018 para licitar o projeto inicial. Aleluia também foi autor da emenda junto à MP 824/2018 que ampliou definitivamente a área de atuação da Codevasf em território baiano, fato essencial para o andamento do projeto. 

O sistema vai captar água do Rio São Francisco, em Juazeiro, onde será responsável por garantir as condições para a conclusão do Projeto Salitre, irrigando mais de 32 mil hectares, além de ajudar cerca de 600 produtores localizados no médio e baixo Salitre (Salitrinho). O canal também traz uma solução definitiva para o problema da falta de água nos distritos de Carnaíba, Juremal e Massaroca.

"Esta pode ser considerada a obra mais importante do interior nos últimos 30 anos e o primeiro impacto é em Juazeiro, representando a redenção hídrica de quase a totalidade da região semi-árida do município. Concluir o Projeto Salitre é multiplicar a produção agrícola. É garantir a segurança hídrica para atrair mais agroindústrias. É gerar empregos. O que deveria ter sido prioridade de qualquer governante, como foi a minha. Mas infelizmente, nem o PT baiano, nem o Partido Comunista de Juazeiro, entenderam muito bem a importância desse canal", pontuou Aleluia.

O CANAL

O Canal do Sertão Baiano vai garantir segurança hídrica a 44 municípios da região semi-árida e beneficiar 1,5 milhão de pessoas. Após passar por Juazeiro, ele segue por gravidade no sentido sul, integrando as bacias dos rios Salitre, Curaçá-Vargem, Macururé, Itapicuru, Tourão-Poções, Vaza-Barris, Paraguaçu e Jacuípe. São mais de 300 quilômetros de extensão até desaguar na barragem de São José do Jacuípe.

"Essa obra é uma verdadeira maravilha da engenharia, pois usa a força da gravidade durante todo o trajeto, integra bacias e ainda reinsere a água captada ao curso natural de um importante rio. Fico orgulhoso como engenheiro, como professor, mas também como um deputado federal que entende que a nossa atuação não pode se limitar a só trazer carro-pipa quando a seca chega. Lutar por grandes projetos deve estar acima de qualquer interesse eleitoral", afirmou Aleluia.

O deputado Aleluia se compromete a ter como bandeira principal do próximo mandato a execução do projeto, acompanhando como engenheiro o trâmite técnico e articulando politicamente a garantia dos recursos para o andamento das etapas.

Ascom Aleluia

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.