DIA INTERNACIONAL DO TURISMO: ESTRATÉGIA ESTADUAL DO TURISMO E CENÁRIO DO ENOTURISMO

27 de Sep / 2018 às 23h00 | Espaço do Leitor

Total de turistas no Brasil em 2017 supera anos de Copa e Olimpíada

Aumento de 42 mil visitantes em relação ao 2016 é puxada pelos países vizinhos. Argentinos continuam sendo o principal público.

Com uma alta de 0,6% em relação ao ano anterior, o Brasil registrou recorde de entrada de turistas estrangeiros em 2017, segundo dados da Polícia Federal (PF) analisados pelo Ministério do Turismo. De acordo com o ministério, o crescimento foi puxado por turistas vindos dos países vizinhos.

No último ano, 6.588.770 visitaram o Brasil. O número é maior que o registrado nos anos da Olimpíada (6.546.696) e da Copa do Mundo (6.429.852). A América do Sul registrou um salto de 11,1%, de 3,7 milhões para 4,1 milhões turistas em 2017, o equivalente a 62,4% do total.

CENÁRIO ESTADUAL

O presidente da Associação Baiana da Indústria de Hotéis (ABIH), Glicério Lemos, disse que espera um intenso fluxo turístico nos meses de dezembro, com o Réveillon, e nos dias que antecedem e durante o carnaval, que em 2018 vai acontecer na primeira quinzena de fevereiro. “Nossas projeções vão à contramão da crise, porque a cidade está mais estruturada para o turismo e estamos realizando intensa campanha de divulgação de Salvador e dos demais destinos turísticos da Bahia no Brasil e no exterior”, disse.

No ano passado, conforme os números da Secretaria de Turismo do Estado, a Bahia recebeu aproximadamente cinco milhões de turistas, nos cinco meses da chamada Alta Estação, que vai de novembro até o final de março, incluindo o Carnaval. Os destinos mais procurados foram Salvador e Porto Seguro, mas também o Litoral Norte do Estado, principalmente Praia do Forte e Chapada Diamantina. Com um percentual de crescimento estimado em 5%, o Estado deverá receber 5,6 milhões de turistas nas 13 zonas turísticas, durante o Verão 2017-2018.

DIAGNÓSTICO E FOMENTO AO ENOTURISMO

 O turismo no Vale do São Francisco torna-se realidade com o novo destino da Bahia (enoturismo) – 2011 passando a categoria de potencial para produto. O vapor do vinho já recebe número considerável de *turistas, realidade que precisa ser trabalhada no sentido de fortalecimento do produto, como também, construir a cultura do turismo nas cidades da zona turística E OPORTUNIDADES - Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Curaçá, Sento Sé e Campo Alegre de Lourdes. Momento que chamamos de sensibilização do sistema turístico (poder público, iniciativa privada, comunidade, profissionais de turismo), desafio que exige trabalho constante dos atores que fazem o turismo acontecer. Tais como:

  • Fortalecimento e qualificação dos agentes turísticos e culturais (popular) para entender a cultura como pólo de desenvolvimento e diferencial na motivação ao visitante através dos saberes e fazeres locais (regionais), percebendo oportunidades oferecidas pelo turismo;
  • Melhoria de infra-estrutura turística e estruturação de novos seguimentos voltados para vocação regional;
  • Qualificação do empresariado nas práticas que envolvem a dinâmica do turismo e visão de futuro;
  • Organização social e política voltada para fortalecer a política de desenvolvimento do turismo;
  • Planejamento estratégico e inventariação da oferta dos municípios da zona turística.
  • Melhoria de acesso das rodovias estaduais em especial a BA 210 (Sobradinho – Juazeiro), além do porto e infra estrutura de atracamento das ilhas;
  • Pórticos e sinalização turística na zona turística.
  • Ampliação oferta turística – produtos vocacionados.

*Aproximadamente de 20.000 turistas visitaram o VSF no período de dezembro de 2013 a março de 2014 e nº atual / 2017.

CENÁRIO REGIONAL

Entender a dinâmica do turismo a partir do sistema turístico e gestão descentralizada tem nos componentes deste mesmo sistema o desafio e próximo passo a ser enfrentado, principalmente pelo fato de ser a metodologia componente importantíssimo no processo de desenvolvimento do turismo não bastando apenas recurso público e privado, ou força de vontade. Passados 8 anos de lançamento do turismo do vinho toda a estrutura política de gestão e método está inserida no processo:

  1. Programa de regionalização – Mintur (Ministério do turismo);
  2. Órgão Estadual – Setur
  3. Zona turística do VSF (13 zonas e 28 destinos);
  4. Instância regional – Câmara Técnica;
  5. Órgão oficial;
  6. Instância Municipal – Comtur;
  7. Mapa Turístico do Brasil – cenário Internacional de turismo

Entretanto o setor ainda não é percebido enquanto atividade geradora de trabalho e renda e inclusão social, quando este sistema ainda não dialoga no sentido da integração de ações. Assim como a agricultura irrigada que através do advento das ciências agrárias (Famesf), onde incluindo metodologia no processo de desenvolvimento, priorização da gestão pública e empresarial resultou o quadro de referência. No turismo não diferente de qualquer setor a exigência de métodos, gestão, formação e organização são necessárias para mudanças de situação e equívocos.

“O turismo não se faz apenas com recursos financeiros e boa vontade é necessário a inclusão de metodologia e priorização na gestão”

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO / CÂMARA DE TURISMO

Jomar Benvindo dos Santos

Presidente

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