Esta segunda-feira (17) será de muita expectativa para candidatos que ainda não tiveram seus nomes homologados pela Justiça Eleitoral, já que é a data limite para julgamento dos pedidos de registros e prazo final para substituição de candidatos.
Em Juazeiro apenas dois candidatos ainda vivem a expectativa da publicação de decisões: Reverendo Kenaidy Amorim (PSL) e Isaac Carvalho (PCdoB), o primeiro com candidatura indeferida e no aguardo de julgamento de recurso impetrado no TRE-BA e o segundo ainda aguardando o julgamento do seu pedido de registro.
Dois candidatos com domicílio eleitoral em Juazeiro, que estavam com restrições, já tiveram recursos julgados e estão aptos: Valdemar Borges (MDB), candidato a Deputado Federal e Uenio Freire (PTC), candidato a deputado estadual, ambos deferidos.
De acordo com o calendário do TSE, esta segunda –feira é decisiva e “todos os pedidos de registro de candidatos a Governador, Vice-Governador, Senador, suplentes, Deputados Federais, Estaduais e Distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelos tribunais regionais eleitorais, e publicadas as decisões a eles relativas (Lei nº 9.504/1997, art.
16, § 1º).".
Esta segunda-feira (17) é ainda o “Último dia para o pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais, exceto em caso de falecimento, caso em que poderá ser efetivado após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até 10 (dez) dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição (Lei nº 9.504/1997, art. 13, §§ 1º e 3º).”
Para o Tribunal Superior Eleitoral esta data é o limite para “compilar, assinar digitalmente, gerar os resumos digitais (hash) e lacrar todos os programas-fonte, programas-executáveis, arquivos fixos, arquivos de assinatura digital e chaves públicas em cerimônia marcada para essa finalidade”.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.