O 1º turno das eleições 2018 na Bahia vai contar com 126.004 mesários, distribuídos entre as 205 zonas eleitorais do estado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 50% do total de mesários são voluntários. Ainda não há previsão de quantas pessoas devem trabalhar no 2º turno. Os principais requisitos para ser mesário é estar em dia com a Justiça Federal e ter completado 18 anos até o 1º turno das eleições.
Em Juazeiro foram convocados 1.768 mesários. O primeiro treinamento aconteceu dia (10) para os mesários da zona 47. O Treinamento para os mesários da zona 48 acontecerá a partir do dia 17. Os mesários receberão todas as orientações referente a documentos, procedimentos no dia da votação e como proceder em caso de algum problema com as urnas.
Parentes de candidatos de até segundo grau, bem como cônjuges, não podem exercer a função. Integrantes de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva e autoridades, e agentes policiais também não podem ser eleitos mesários.
Benefícios de ser mesário:
Dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
Dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;
Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral;
Preferência no desempate em concursos públicos, quando previsto em edital;
Utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar em algumas universidades.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.