Em sua 13ª edição, a Semana do Brasil desembarcou em Luanda, na Angola, trazendo cores, sabores e ritmos brasileiros. Neste ano, a jornada cultural, idealizada para recriar uma atmosfera do lado de lá do Atlântico, tem como tema o “Arraiá Bem Brasil” agregado à sua programação. No período de 8 a 15 de setembro, a capital angolana recebe eventos diversos que farão lembrar música, gastronomia e cinema brasileiros, sem contar com a já tradicional rodada de negócios propiciada pelo Fórum Económico.
Como acontece a cada edição, a Aebran (Associação de Empresários e Executivos Brasileiros em Agola) promoverá, durante uma semana, uma programação tipicamente brasileira. O Quinteto Sanfônico do Brasil faz sua segunda turnê fora do Brasil em menos de dois meses. Targino Gondim, Gel Barbosa, Marquinhos Café, Sebastian Silva e Rennan Mendes integram o quinteto.
Os cinco músicos, foram bastante elogiados em programas de Rádio e Tv, durante a participação de entrevista na Rádio Nacional de Angola, foram valorizados pela versatilidade. Todos são cantores, compositores, instrumentistas que vão do forró, jazz e blues. "Estamos muito felizes por poder representarmos o Brasil, o Nordeste em solo Africano e o melhor levando nosso forró para o mundo, em julho na Europa e agora na África”, diz Targino Gondim.
A participação do Quintento também estimulará um ato solidário que acontece todos os anos contribuindo com uma instituição filantrópica em Luanda que atende crianças, conforme informou a assessoria. As comemorações das tradicionais festas juninas em solo angolano este ano foram transferidas para o mês de setembro.
No primeiro trimestre deste ano o sanfoneiro Targino Gondim foi destaque no Jornal Folha de São Paulo, um dos mais lidos da América Latina. Aos 45 anos, pernambucano de Salgueiro e criado em Juazeiro, na Bahia, recebeu do jornalista Thales de Menezes o destaque pela ousadia e empreendedorismo.
Com 28 discos gravados, seu melhor cartão de visitas é a autoria do maior sucesso gravado na voz de Gilberto Gil nos últimos tempos, "Esperando na Janela" (Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon). Mas é além de sua música que Targino impressiona. Como empreendedor, é um "poderoso chefão" da sanfona.
Targino é responsável por quatro festivais na Bahia em 2018. Criou, com o parceiro Celso Carvalho, o Festival Internacional da Sanfona. Com a quinta edição programada para novembro, reúne em Juazeiro sanfoneiros do Brasil e de outros países durante uma semana. Esse relacionamento com estrangeiros motiva o músico a mais um projeto, ainda embrionário, de um documentário sobre a sanfona no mundo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.