Os mesários têm papel fundamental para o bom andamento do processo de votação. Ele é o representante da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos. Para orientar seu trabalho, recebe treinamento específico da Justiça Eleitoral para que possa solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que venham a surgir no dia da votação.
Em Petrolina, o treinamento de 2.4000 mesários que trabalharão no pleito do dia 7 de outubro (1º turno) e caso haja segundo turno para Presidente da República, teve início neste mês de agosto e prossegue até setembro. Em Juazeiro foram convocados 1.768 mesários.
Em Juazeiro o primeito treinamento acontecerá dia 10 de setembro para os mesários da zona 47. O Treinamento para os mesários da zona 48 será a partir dia 17. Eles receberão todas as orientações referente a documentos, procedimentos no dia da votação e como proceder em caso de algum problema com as urnas.
Além de favorecer a democracia, por meio da atuação do processo eleitoral, os mesários ganham benefícios. Por exemplo, têm vantagem em casos de empate em concurso público, caso haja previsão em edital. Para o universitário cuja faculdade mantiver convênio com a Justiça Eleitoral, as horas trabalhadas na eleição poderão servir como crédito para as atividades curriculares complementares.
Os treinamentos para mesários de Petrolina e Juazeiro são planejados conforme organização das Zonas Eleitorais.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.