Profissionais do Núcleo de Educação Permanente, Vigilância Epidemiológica, Segurança do Trabalho e Farmácia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram, nesta quinta-feira (30), de um treinamento promovido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) sobre o Fluxo de Acidente Ocupacional com Material Biológico.
O curso foi ministrado por Anderson Luís de Andrade, da Secretaria de Saúde de Petrolina, e teve como objetivo atualizar a conduta pré e pós-exposição dos profissionais de saúde aos vírus HIV, hepatites B e C no ambiente de trabalho. “Essa foi a abordagem escolhida já que esses são os agentes infecciosos mais importantes encontrados nos serviços de saúde”, justifica a enfermeira Andreska Souza.
“Nós da UPAE já seguimos um protocolo para atendimento e acompanhamento de exposição ocupacional a material biológico, mas é sempre bom participar dessas reciclagens. Prezamos pela segurança do paciente e do nosso funcionário também”, esclarece a gerente de epidemiologia, Isadora Rodrigues.
Os acidentes de trabalho com sangue e outros fluidos potencialmente contaminados devem ser tratados como casos de emergência médica, uma vez que, para se obter maior eficácia, as intervenções para profilaxia da infecção pelo HIV e hepatite B necessitam ser iniciadas logo após a ocorrência do acidente.
Mesmo com todos esses cuidados as profilaxias pós-exposição não são totalmente eficazes, portanto, ações educativas permanentes e medidas de proteção individual e coletivas ainda são fundamentais.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.