Para cada palestra durante o Empreendedoras Conectadas | 1º Chá das Mulheres de Negócios do Vale, um aprendizado para histórias pessoais e profissionais. O evento que movimentou o Espaço Jardim na noite desta terça-feira (28) reuniu 150 mulheres ávidas por conhecimentos sobre empreendedorismo, intraempreendedorismo, marketing digital e de relacionamento.
“Quando planejamos a comunidade Empreendedoras do Vale, sabíamos que era uma ideia grandiosa. Mas foi impossível não nos surpreendermos com a resposta das mulheres que se conectaram conosco. Ficamos emocionadas a cada vez que lemos e ouvimos as histórias dessas pessoas que, ansiosas, queriam se juntar ao nosso projeto. Se antes já havíamos identificado a questão, agora temos certeza: nosso Vale precisa apoiar as suas empreendedoras”, alega a idealizadora do projeto, a publicitária Luana Trindade.
Social, a iniciativa ainda arrecadou junto às participantes centenas de pacotes de leite em pó, os quais serão doados a três instituições da região: Casa de Acolhimento Esperança do Vale e Associação Madre Maria das Neves, em Petrolina (PE); e Clínica Psiquiátrica Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro (BA). O público que não fez sua doação pode deixá-las até a próxima quinta-feira (30) no Jardim, localizado em Rua Félix Pinto, 16, Centro de Petrolina.
As palestras
A programação teve início às 19h30, com abertura da comunicadora Nélia Lino. Em seguida, Luana Trindade diferenciou marketing digital do tradicional; destacando que o primeiro é totalmente mensurável e que não se resume às redes sociais. Em sua fala, a especialista mostrou as diversas outras possibilidades cross-media de divulgação de um negócio e usou como exemplo a própria história do Empreendedoras do Vale na internet.
A turismóloga e assessora de marketing Taís Farias abordou estratégias de relacionamento, ressaltando a importância de conhecer as “dores” do cliente e implantar uma cultura de fidelização dentro da empresa. “O atendimento no Vale é sempre muito criticado. Para mudar esta realidade, ouça esse consumidor, crie ações para trazê-lo de volta, tudo isso importa. Faça diferente, supere-se e encante o cliente”, destacou.
A editora-chefe do Jornal Correio (Bahia), Linda Bezerra, usou a própria história para abordar o conceito de intraempreendedorismo. “Dentro do local onde você já trabalha, é possível inovar e crescer profissionalmente. Comecei como produtora e hoje estou em um cargo de liderança”, compartilhou, mostrando cases do meio de comunicação onde atua. Ela ressaltou, ainda, a necessidade de investir em diversidade e inclusão, dentro da empresa, para aprender a conversar com diversos públicos.
Fechando o evento, a autora, professora e palestrante Maria Brasil abordou como embora as mulheres sejam tão competentes quanto os homens, ainda não conseguem alcançar igualdade no mercado de trabalho, ou ocupar cargos historicamente vivenciados por homens. “Os estereótipos de gêneros são formados ainda na infância e isso molda nossa sociedade. Mas já vemos uma mudança, principalmente porque elas estão se superando e transformando suas realidades”, destacou.
Para Brasil, estamos vendo o nascimento de um novo mindset. “Antes, víamos uma força exclusivamente masculina no mercado, com empresas pautadas na competição, conquista e dominação. Hoje pensamos num modelo mais feminino de liderança, com colaboração, cuidado, co-construção, flexibilidade, adaptabilidade e descentralização das decisões. Esse é o nosso momento”, apontou.
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