Nesta quinta-feira (23), no 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1ºGBM), na Barroquinha, 18 militares do Corpo de Bombeiros da Bahia (CBMBA) vão concluir o Curso de Salvamento Aquático (CSA). Com carga horária de 260 horas de aula, o curso teve início no último dia 30 e aconteceu na capital e interior, onde os participantes realizaram simulação de salvamentos em diversos meios aquático, como rios, lagos, represas e mares.
"Esse é um momento de aperfeiçoamento, para que os nossos guarda-vidas possam estar mais preparados para atuar em todos os ambientes aquáticos", explica o capitão BM e subcomandante do 13º Grupamento de Bombeiros Militar (13ºGBM-Gmar).
A escolha do período para o curso também foi estratégico, conforme o subcomandante. "Pois estamos em baixa estação, o mar está mais agitado, portanto os militares podem se preparar melhor, tendo condições de saber identificar todas as peculiaridades de cada lugar. Atuando não apenas com a reação, mas também com a prevenção", explica Alves.
De Manaus, o subtenente BM, Edmilson Fonseca também participou das três semanas de curso. De acordo com ele, a troca de experiências é fundamental para o aprendizado. "Trazemos a nossa experiência e levamos o que aprendemos. Nosso meio aquático é bem diferente do daqui, temos águas mais escuras e temos uma dificuldade maior em visualizar, e trabalhamos basicamente em rios", destaca.
Atuação específica em cada ambiente – A capacitação proporcionou aprendizado de técnicas de atuação específicas em cada ambiente, como a entrada adequada em cada ambiente aquático. A prevenção ao afogamento foi outro módulo importante das aulas.
No ano de 2017 o 13º GBM°/GMAR, registrou um total de 342 salvamentos a vítimas em ambientes aquáticos. Este ano, até a manhã da última quinta-feira (16), a instituição registrou um total de 208 salvamentos, nas áreas atendidas pelo GMAR.
O GMAR realiza diversas atividades preventivas com a população no perímetro das praias atendidas pelos militares, quando eles alertam sobre os cuidados para prevenir acidentes nos ambientes aquáticos e o que se deve fazer para evitar os afogamentos. No ano de 2017 o 13º GBM°/GMAR realizou 11.463 atividades preventivas, este ano já foram feitas 7650 ações preventivas.
O GMAR tem postos fixos nas praias de Itapuã, Rio Vermelho, Ondina, Farol e Porto da Barra e Boa Viagem. Além de postos moveis a depender da demanda de eventos e do fluxo de banhistas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.