Em um mundo midiático e tecnológico, observamos com curiosidade tantas histórias de lugares tão distantes e diferentes. E seguimos curiosos com o que ocorre lá. Mas, e o que ocorre na nossa terra? Com o nosso povo? Comigo mesmo? Será que as histórias de lá são mais importantes que as daqui? Pensando em descobrir e valorizar as Histórias da gente pernambucana que um grupo de jovens mulheres vem, desde 2017, coletando materiais e casos ricos em emoção. É o Projeto Histórias do Meu Povo que chega à Passira e à Petrolina.
Esse trabalho é liderado pela produtora cultural Eliz Galvão e vem valorizando as pessoas de algumas localidades e, inclusive, resgatando a auto-estima de várias mulheres. O projeto oportuniza às mulheres a conhecer várias histórias diferentes e, aliado às oficinas, elas começam a expor as suas próprias histórias. E são contos emocionantes, de tristeza à alegria. Com esse trabalho, elas desabrocham para elaborarem suas histórias, percebendo o quão fortes são por terem passado por tantas situações difíceis. E superado todas.
O projeto demonstra ser um grande sucesso, tanto que as oficinas estão sempre com lotação esgotada. Para se inscrever, basta entrar em contato com a própria produtora e não precisa pagar nada. O projeto tem o apoio do Funcultura de Pernambuco e, ao final, todas as histórias serão cobradas em um livro. Segue agenda das atividades do projeto Histórias do meu Povo - edição Pontos de Cultura.
21 e 22/08 Entrevistas com mestres de tradição oral da cidade de Passira na comunidade quilombola Sítio Chã dos Negros.
22, 23 e 24/08 (13 às 17h) Realização da oficina de contação de histórias Retratos de Memória) na Escola Municipal Marina Rodrigues Siqueira - Sítio Chã dos Negros - Passira.
28,29 e 30/08 (13 às 17h) Realização da oficina de contação de histórias Retratos de Memória) na Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria - Petrolina.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.