A oportunidade de aliar a teoria da sala de aula a pratica no mercado de trabalho. Era isso que a estudante de administração Emanoela Carvalho buscava quando participou da seleção de estágio na agência do Sebrae em Juazeiro. Ela conquistou a vaga e há um ano vem conciliando estágio e estudos, e descobriu que, além de contribuir para formação profissional, a experiência também está ajudando no relacionamento interpessoal.
"É meu primeiro estágio e a primeira oportunidade de poder vivenciar o aprendizado da universidade na rotina profissional e tem sido maravilhoso. Aqui eu encontrei uma equipe, que se ajuda o tempo todo". Além do conhecimento adquirido, Emanoela explica que também melhorou e descobriu outras habilidades pessoais, como a capacidade de argumentação. "Eu busco presteza para oferecer ao nosso público informações que vão ajudar a solucionar suas necessidades. É um aprendizado diário e estou aproveitando ao máximo esse momento", revelou.
Oportunizar o crescimento a quem ainda está se preparando para ingressar no mercado de trabalho é uma prática comum no Sebrae em Juazeiro. Desde a sua fundação, há espaço para os estagiários. Rinaldo Moraes começou como estagiário na instituição e já são quase 30 anos dedicados ao Sebrae, hoje na função de analista técnico. "O estágio é uma porta aberta para aprimorar os conhecimentos da universidade, para mim foi uma base importante para guiar minhas escolhas profissionais", declarou.
Atualmente, cinco estagiários compõe a equipe do Sebrae em Juazeiro e dois atuam na agência de Paulo Afonso. O estágio remunerado tem duração de dois anos, é ofertado a estudantes universitários que cursam Administração, Economia, Ciências Contábeis e Comunicação Social – Publicidade. Para o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, o papel do Sebrae enquanto instituição de fomento ao empreendedorismo é disseminar conhecimento fora e também dentro da empresa.
"Aqui o estagiário é integrado à equipe, participa dos projetos, recebe orientações e supervisão na execução das suas atividades. Além do conhecimento técnico, também contribuímos na formação de valores desses jovens que amanhã estarão no mercado. Incentivamos a buscar conhecimento constante, a participarem de cursos na universidade coorporativa do Sebrae, sempre equilibrando o estágio e a vida acadêmica", esclarece.
Joab Oliveira estagia na agência do Sebrae de Paulo Afonso há cinco meses. O estudante de administração não esconde a satisfação em fazer parte de uma equipe que valoriza o estagiário como parte da organização. "Essa experiência tem aperfeiçoado meu caráter como profissional e também como estudante. A intensa emissão de conhecimentos que nos cerca todos os dias molda-nos a um perfil característico, de buscar mais conhecimento e querer ser sempre melhor no que faz, a cada dia", relatou.
Sábado, 18, foi comemorado o Dia do Estagiário e, para celebrar a data, instituída há 36 anos no Brasil e que estabeleceu normas para a atividade, a gerência regional do Sebrae em Juazeiro, antecipou as comemorações para a sexta-feira, 17, e entregou kits aos estagiários e fez sorteios de livros sobre empreendedorismo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.