Já estão em execução as obras para a construção de mais de 90 barreiros-trincheira em Pilão Arcado, através do Projeto Cisternas, desenvolvido pelo Consórcio sustentável do Território do São Francisco (Constesf), integrado pela prefeitura de Pilão Arcado e mais nove municípios da região norte da Bahia. A tecnologia é capaz de armazenar até 500 mil litros de água permitindo que as famílias do semiárido produzam alimentos e cuidem de seus animais mesmo nos períodos de estiagem.
As 91 famílias que serão beneficiadas gratuitamente serão preparadas e capacitadas para cuidar e manter a tecnologia. Através de curso, irão receber orientações sobre como gerenciar a água captada, além de ajuda de custo para manter a tecnologia.
De acordo com o presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, ao todo serão 105 barreiros que suprirão as necessidades das famílias que não têm acesso à água em Pilão Arcado. "Nós já construímos e entregamos 14 barreiros em Pilão Arcado e retomamos as obras para a construção de mais 91 tecnologias. Esses barreiros vão captar e armazenar água das chuvas garantindo água para plantações e animais por até oito meses", declarou.
Aproximadamente 2.500 tecnologias já foram construídas gratuitamente em todo o Território do Sertão do São Francisco, dividas entre barreiros, cisternas para consumo humano e cisternas de produção (enxurrada). A Iniciativa promove o acesso da população mais pobre à água de qualidade para o consumo humano e para a produção de alimentos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.