Entre os dias 08, 09 e 10 de agosto os profissionais da Atenção Básica, que atuam na área da saúde do município, participaram de um treinamento sobre o programa Telessaúde, que usa a tecnologia com objetivo de qualificar os participantes. O programa nacional foi implantado no estado da Bahia em 2013 e oferece atividades em educação continuada.
O treinamento, que aconteceu pela segunda vez no município foi dividido em três dias sendo duas turmas por dia e várias temáticas abordadas, entre elas: como o profissional de saúde pode realizar uma consulta relacionada à questão clínica, ação de saúde, planejamento de saúde, organização do serviço e como os participantes podem tirar dúvidas com o teleconsultor representante do Núcleo de Telessaúde. Estiveram presentes no encontro integrantes das UBS, USF, NASF, PROVAB, MAIS MÉDICOS, PSE e gestores municipais.
A monitora de campo do programa na Bahia que comanda o macro Norte, Yolanda Oliveira, ressalta que através do encontro os profissionais da Atenção Básica da Saúde ampliam o conhecimento sobre como acessar a plataforma e como utilizar o site da biblioteca virtual para participar das webs palestras em tele-educação com atividades na área. “Através de uma determinada temática um palestrante consegue disponibilizar atividades para os profissionais da atenção básica dos 417 municípios da Bahia e os participantes ainda podem sugerir temas para ser discutidos”, explicou Yolanda Oliveira.
Para o enfermeiro, Josivaldo de Souza Policarpo, o treinamento é importante porque melhora os atendimentos na área da saúde. “Esses encontros são sempre produtivos. É um momento de troca de conhecimentos entre os participantes. Tudo que for criado para dar suporte à saúde melhora o atendimento e a equipe do telessaúde é altamente qualificada”, frisou Josivaldo.
Já a enfermeira Suziane Mariele Silva afirma que o encontro prepara ainda mais os profissionais da rede de atenção básica para atuarem nas suas áreas especificas. “Ajuda na melhoria da qualidade dos atendimentos prestados nas Unidades de Atenção Básicas, visto que as palestras educativas na área da saúde contribuem para melhor desempenho da equipe que atua nas UBS”, ressalta Suziane Silva.
O superintendente da Atenção Básica do município, Gilberto Libório de Souza, destaca que a ferramenta em Telessaúde é muito importante porque o profissional pode tirar dúvidas sobre qualquer tema relacionado à saúde. “Facilita a questão do atendimento especializado nas Unidades Básicas de Saúde, na medida em que agiliza o acesso por parte do especialista. Além disso, existe um intercâmbio de comunicação entre o profissional da unidade e uma rede de vários especialistas, que são disponibilizados pelo programa Telessaúde”, finaliza Gilberto.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.