Sonia Guajajara é hoje uma das maiores lideranças indígenas e ambientais do mundo. É coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB e esteve à frente das principais lutas travadas, unificando mais de 240 etnias em torno de pautas que combatem os interesses dos setores mais poderosos da nossa sociedade
Com estas credenciais a pré-candidata a vice presidente do Brasil pelo PSOL, Sonia Guajajara, cumprirá uma agenda em Juazeiro e Petrolina no próximo dia 30. Na agenda consta uma palestra no Espaço de Convivência da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, e na Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria, em Petrolina. Ela também fará uma visita ao Assentamento Terra da Liberdade, no município pernambucano, onde participará de um debate sobre reforma agrária.
Sonia nasceu no Maranhão, formada em Letras e pós-graduada pela Universidade Federal do Maranhão, passou a ter maior presença no movimento indígena em 2000. Foi ela uma das que reavivaram o movimento indígena no Estado, trabalho que a levou para a diretoria da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab) anos mais tarde.
Antes filiada ao PT, o qual abandonou com queixas de incoerência, Sonia está no Psol há oito anos sustenta demarcação das terras indígenas como pauta. Sonia entende a pré-candidatura dela como um recado a ser dado. Para os de longe, sim, mas principalmente aos de muito perto. O interesse de concorrer a um cargo eletivo serve de lembrança para que o próprio partido “garanta espaço e prioridade para a questão ambiental e indígena”.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.