No dia 29 de julho, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) completará 5 anos de fundação e serviços prestados aos usuários da VIII Regional de Saúde de Pernambuco. Muitos são os motivos para comemorar nesta jornada, mas um em especial é destaque na instituição: o Índice de Satisfação. Em média, 80% dos usuários da Unidade consideram o serviço bom/excelente.
Essa pesquisa de avaliação é feita com 10% do percentual diário dos usuários que utilizam a UPAE. O questionário aplicado individualmente por uma assistente administrativa é composto de onze perguntas, que envolvem desde a avaliação da limpeza dos banheiros e acolhimento dos funcionários e recepcionistas à qualidade do atendimento médico.
Esses dados são lançados em um sistema alimentado pela Ouvidoria – que é um instrumento legítimo de gestão e comunicação entre os cidadãos usuários do SUS e a coordenação da unidade – e os resultados servem como parâmetro.
"Através desse instrumento nós conseguimos perceber como a população avalia o serviço e isso tem um valor inestimável para nós. Significa que todo o trabalho dedicado a oferecer um serviço de qualidade e humanizado à população tem valido a pena", considera a coordenadora geral, Grazziela Franklin.
Nesse contexto, vale ressaltar que 100% das demandas que chegam à Ouvidoria são tratadas e respondidas. "Também dispomos de outros instrumentais que acolhem elogios, críticas e sugestões da população. Os formulários são digitalizados e encaminhados aos setores e a devolutiva é feita por telefone. Dessa forma mantemos também um bom feedeback com o nosso usuário", comemora a Ouvidora, Síngryd Lima.
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