No mês de combate as Hepatites Virais (A, B, C, D, E), a Secretaria Municipal da Saúde através do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estará realizando nos dias 18 e 19 uma capacitação com os profissionais da saúde bucal. O evento voltado inicialmente para o público da rede de saúde bucal tem como finalidade orientar quanto aos cuidados e a maneira de como diagnosticar e encaminhar para o tratamento.
Os primeiros eventos da secretaria voltados ao Julho Amarelo acontecerão no auditório do Centro de Saúde III, localizado no Bairro Angary no período da manhã. No dia 26 de julho a equipe do CIDHA irá realizar na Praça 15 de Julho (ao lado do Paço Municipal) o dia D de ações com testes rápidos, distribuição de preservativos e uma equipe estará conversando com o público presente sobre as prevenções e cuidados para não contrair uma hepatite e outras doenças virais.
As Unidades Básicas de Saúde estão realizando testes rápidos nas unidades, o exame é rápido e o resultado é imediato e rodas de conversa sobre hepatites. “Se diagnosticado algum caso, este inicia imediatamente o tratamento que é gratuito e quanto mais precoce obtivermos os resultados, mais eficaz é o tratamento”, explicou a Diretora da Atenção Básica, Simone Freire.
A SESAU orienta ainda aos pacientes que apresentem febre, cansaço, tontura, enjôo e vômito, dores abdominais, pele e olhos amarelados, febres esbranquiçadas e urina escura a procurar a UBS mais próxima de sua residência “Reforçamos ainda os cuidados como o não compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, pinças ou escovas de dentes e o uso de camisinha durante a relação sexual”, explicou a Tatiane Malta, Superintendente de Vigilância em Saúde.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.