Com o objetivo de fortalecer o movimento de mulheres negras no município, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) promove durante todo o mês uma programação especial em alusão ao “Julho das Pretas”, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha.
O mês possui uma agenda comum de intervenção do movimento de mulheres negras da Bahia e traz uma programação de atividades e ações voltadas à temática. O objetivo principal é debater amplamente o perfil, as problemáticas e prioridades da mulher negra. Em Juazeiro, serão realizadas palestras, rodas de conversa e uma feiras de serviços.
É o segundo ano que Juazeiro desenvolve atividades voltadas ao calendário do “Julho das Pretas”. “Em 2017 fizemos um trabalho de combate à intolerância religiosa e este ano ampliamos as discussões. Iremos trabalhar mais uma vez o fortalecimento da mulher negra nos vários espaços públicos do município, buscando, consequentemente, integrar os equipamentos da secretaria e levar informação acerca da proteção, empoderamento, respeito e autoestima das mulheres negras”, destacou a diretora de Políticas para Mulheres, Quitéria Lima.
Uma palestra no CRAS do bairro João Paulo II abriu a programação. “Focamos neste momento os vários tipos de violência e como eles afetam diretamente a vida da mulher negra, já que dados estatísticos mostram que é preocupante a situação delas no país. Em diversos espaços públicos o preconceito ainda prevalece e não podemos deixar de abordar essa temática”, completou Quitéria.
Em outro momento, na tarde desta quinta-feira (12), os usuários da Casa do Bolsa Família tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o fortalecimento da identidade racial da mulher negra, além de falarem sobre suas experiências diárias e formas de violência doméstica. “Vim aqui para atualizar meu cadastro do Bolsa Família e tive a felicidade de participar desse momento esclarecedor. Algumas informações eu não conhecia e gostei muito dessa oportunidade de aprendizado”, afirmou a dona de casa Adriana Nascimento.
A programação será encerrada no dia 25 com uma culminância que será realizada no Terreiro de Mãe Adelaide, no bairro Quidé, onde serão realizadas palestras e homenagens às mulheres negras do município.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.