Investir em uma economia de baixo carbono não somente contribui para a preservação do ecossistema, mas também é atrativo para os negócios. O desafio é tomar medidas que internacionalizem o mercado nacional sem que flexibilize os compromissos com o meio ambiente. O Ministro do Meio Ambiente Edson Duarte foi um dos palestrantes do Fórum de Investimentos Brasil 2018, nesta terça-feira (29), oportunidade em que discutiu estratégias que envolvem a economia de baixo carbono.
O Brasil é o quinto país do mundo a apresentar o melhor desempenho no crescimento sustentável e consegue cumprir com as suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (iNDC) ao Acordo de Paris – metas voluntárias estipuladas pelos países com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Por conta disso, aqueles que não conseguem se conformar às políticas de sustentabilidade ambiental estipuladas pelas Nações Unidas encontram no Brasil um potencial parceiro estratégico para investir capital.
Entre as medidas do Ministério do Meio Ambiente levantadas pelo ministro Edson Duarte para cumprir o Acordo de Paris e a adesão à Agenda2030 das Nações Unidas, um dos destaques foi o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que integra as informações ambientais das posses propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP). Além disso, o Sistema de Formação Continuada (Sinafor) assegura controle e fiscalização contra a exploração de madeira ilegal.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.