Guiadas pela curiosidade ou reflexo de colocar tudo na boca, é comum que crianças de 1 a 3 anos engulam moedas ou outros corpos estranhos acidentalmente. Esse foi exatamente o caso Letícia Rodrigues de Lima, de 2 anos e 9 meses, que ao brincar com objetos pequenos acabou engolindo uma moeda de 5 centavos.
O fato aconteceu no último sábado (26), enquanto sua mãe Fernanda Lima Rodrigues de Souza trabalhava. No caminho de volta ela recebeu uma ligação da avó da menina dizendo que ela precisava de um documento para levar Letícia com urgência ao médico.
Ao chegar em casa Fernanda se deparou com Letícia vomitando. Elas correram para o hospital e ao chegar ao Dom Malan/IMIP, foram prontamente atendidas no Pronto Socorro Infantil (PSI), onde fez um raio x, que constatou a moeda alojada na laringe da criança.
O primeiro cuidado da equipe foi garantir a segurança de Letícia e coloca-la no sistema de regulação, já que o procedimento de retirada de moeda não é feito no Dom Malan, apenas no Recife.
A gestão do hospital tentou de tudo para realizar a remoção de Letícia, mas por conta da falta de combustível nos postos não foi possível. Então, como manobra de urgência o HDM pagou particular pelo procedimento, que foi realizado na tarde de ontem no Hospital Neurocardio.
Segundo relato da própria mãe, a equipe de plantão não mediu esforços para resolver o caso: "Gostei muito da iniciativa do hospital. Graças a esses esforços minha filha está bem. Então, só tenho a agradecer".
Após a realização do procedimento para retirada da moeda, Letícia retornou ao Dom Malan onde continua em observação, recebendo os cuidados necessários. "A gente não podia se omitir diante de um caso como esse. Tivemos um contratempo que impediu o fluxo normal de regulação, mas conseguimos resolver a situação por aqui mesmo, graças ao empenho de toda equipe", finalizou em tom de reconhecimento, o superintendente Etiel Lins.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.