A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho, em parceria a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado, através do programa com a Bahiater, realizou na última sexta-feira (18) a distribuição de 107 mil raquetes ou mudas de palma para 107 pequenos produtores rurais. Antes da distribuição das mudas os agricultores assistiram a uma palestra com o coordenador técnico do programa Bahiater, Osvaldo Lopes, que deu orientações sobre o preparo de solo, plantio, manejo da cultura e manipulação de defensivos orgânicos para a prevenção e controle de pragas.
Osvaldo Lopes também reforçou a importância da cultura da palma em nossa região. "Escolhemos fazer a distribuição da variedade de palma conhecida como "palma doce" , pois além de ser resistente a pragas, o cultivo desta cultura vem como um reforço para o produtor rural familiar que todo ano enfrenta a seca, pois essa planta aproveita todas as chuvas e umidade do ar, o que favorece seu crescimento por vários anos. Esta variedade tem alto valor energético e armazena grande quantidade de água, sendo assim, uma importante fonte para o rebanho. A palma doce apresenta alta produtividade e tem excelente adaptação ao clima do semiárido," informou o coordenador.
O produtor rural Francisco Arnaldo da Silva foi um dos agricultores contemplados pela ação e elogiou a iniciativa. "Nós, que enfrentamos a estiagem todos os anos, sabemos como é difícil manter o nosso rebanho bem alimentado. Agora tudo vai dar certo, pois além da palma doada a gente ainda recebe a capacitação para o plantio. Eu já fiz o plantio por conta própria e acabei perdendo toda a cultura por causa das pragas, mas agora com essas informações e o acompanhamento da equipe da Secretaria de Agricultura do município vamos ter bons resultados daqui pra frente." declarou o produtor.
O Secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Leneíldo Monteiro, acompanhou os trabalhos e declarou que a secretaria está à disposição do produtor rural que precisar de acompanhamento e de orientação. "Toda equipe da nossa secretaria está disponível para qualquer produtor que queira tirar dúvidas ou que esteja precisando de acompanhamento técnico. A celebração deste convênio tem como objetivo permitir que o pequeno agricultor tenha um suporte maior na bovinocultura de leite e na caprino-ovinocultura, já que essas mudas são mais resistentes as pragas, a estiagem e permitem que em tempos de secas prolongadas, o pequeno produtor tenha maior sustentabilidade em seu empreendimento rural." finalizou Leneíldo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.