A produção literária em Juazeiro é incessante, todos os anos surgem novos poetas e com eles novos olhares e fazeres sobre a literatura. Entre estas produções está “Todos contra quase nada”, novo livro do poeta João Gilberto Guimarães, que será lançado neste sábado (12) às 20h no espaço cultural Estação 1921 em Juazeiro (BA).
O lançamento contará com a participação de artistas da cidade, como os poetas Ângelo Roncalli e Pók Ribeiro, o ator Elder Ferrari, o cantor Mariano Carvalho e também do artista plástico Iehoshua Iahueh, que assina a arte da capa e com seu talento têm dado à poesia, novas cores.
Sobre o livro
Todos contra quase nada é a primeira parte da série Os cães da cidadela. A obra traz poemas sobre o comportamento humano e os sentimentos que compõem a vida moderna, abordando através de versos, os caminhos que levam a uma poesia contemporânea e seus conflitos, proposições filosóficas que despertam no leitor a reflexão e a necessidade do entendimento. “Nesses tempos obscuros onde o único avanço visível é o retrocesso, Todos contra quase nada pode até ser considerado um manifesto da vontade de observar e sentir, que provêm dos subúrbios obscuros da ignorância humana, abismo onde permanece ileso este resto de sanidade que, pendurado ao passado, traz agarrado a seus pés um arremedo frio que outrora chamamos de sociedade”, afirma o autor.
“É quase tudo
e todo mundo contra quase nada
poesia fugindo
com os meninos na estrada
é um verso é um grito
de guerra,
é quase uma pedrada...”
Sobre o autor
João Gilberto Guimarães Sobrinho é juazeirense, poeta, editor, produtor cultural, arte-educador, autor de quatro livros de poemas (Quebranto, O Anjo dos Outros, Estigma e Todos contra quase nada). Co-fundador em 2005 do Círculo Literário Analítico Experimental (CLAE), que em 2012 se transformou na Editora CLAE, organização independente responsável pela edição da revista literária “As flores do Mal” e pela produção ou viabilização de 35 livros de autores da região e de outras partes do país. Vencedor do prêmio de Melhor música local no Festival Edésio Santos da Canção em 2017, com a música Perfume do passado, feita em parceria com o músico Mariano Carvalho.
O quê: Lançamento de “Todos contra quase nada”.
Quando: dia 12 de maio (sábado) às 20h
Onde: Estação 1921, Rua Visconde do Rio Branco, 37, Centro, Juazeiro.
Quanto: Entrada gratuita/ Livro: R$ 10,00.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.