Programação da Mostra Biruta 10 anos está em cartaz no CEU das Águas

09 de May / 2018 às 14h00 | Variadas

Depois do SESC/Petrolina, chegou a vez do CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, receber a programação da “Mostra Biruta 10 anos”. Até a próxima sexta-feira (11/05), a Cia Biruta de Teatro estará em cartaz na localidade com apresentação teatral, roda de conversa e workshop. As atividades são gratuitas e marcam as comemorações dos 10 anos do grupo. 

Nesta quarta-feira (09/05), às 19h, o público vai conferir o espetáculo “Cenas Ribeirinhas”, um experimento de pesquisa que apontou novos caminhos do fazer teatro para a Biruta. No dia 10 de maio, será a vez de discutir “O corpo como território de resistência”, em uma roda de conversa com Elson Rabelo, Déborah Viana, Jailson Lima e Antônio Veronaldo, e, na sexta-feira (11/05), acontece o workshop “Corpo em redemoinho – presença e energia do ator/atriz ribeirinho/a”, ministrado por Antônio Veronaldo. 

“O nosso aniversário é um momento em que compartilhamos o que estamos produzindo. Nesse sentido, pensamos numa programação para o CEU das Águas, um espaço que a gente ocupa. É uma maneira de devolver para a comunidade o que nós construímos nesse espaço. É um momento de encontro e de troca com toda a comunidade”, conta o diretor teatral e co-fundador da Cia Biruta de Teatro, Antônio Veronaldo, sobre a programação que mescla apreciação artística e discussões em torno da cultura e de questões sociais. 

O encerramento da Mostra Biruta 10 anos acontece nos dias 12 e 13 de maio, no Teatro Dona Amélia (SESC/Petrolina), com a apresentação do premiado espetáculo “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo”.

 Cia Biruta de Teatro

 No catálogo de espetáculos já encenados pelo grupo estão as montagens de “Maria Minhoca” e “O Mágico de Oz”, que fizeram a companhia ficar conhecida no Vale do São Francisco e em outras regiões, além de “História de Cascudo”, “Pinóquio” e “Cenas Ribeirinhas”, um experimento de pesquisa que apontou novos caminhos para a Biruta e deu origem a um dos trabalhos mais recentes do grupo, o espetáculo Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo. A produção é fruto de uma pesquisa que busca a identidade do ator ribeirinho e sertanejo em sua metodologia de trabalho e de um processo de dramaturgia experimentado pelo grupo, sempre procurando uma poética que tenha como referência a região do médio São Francisco e suas práticas populares.

Em 10 anos de história, a Cia Biruta também acumula na bagagem participações em festivais, prêmios, e intercâmbios com grupos de teatro nacionais e internacionais. O intercâmbio mais recente aconteceu em dezembro de 2017, no Pontes Flutuantes, evento organizado pela Biruta e que trouxe para o Vale do São Francisco dois grandes nomes do teatro mundial, Eugênio Barba e Julia Varley, ambos integrantes do grupo dinamarquês Odin Teatret.

 Programação

09/05 – Cenas Ribeirinhas (Cia Biruta)

Local: CEU das Águas (Rio Corrente/Petrolina)

Horário: 19h

10/05 – Roda de Conversa “O corpo como território de resistência”, com Elson Rabelo, Déborah Viana, Jailson Lima e Antônio Veronaldo – mediação de Cristiane Crispim

Local: CEU das Águas (Rio Corrente/Petrolina)

Horário: 19h

11/05 – Workshop “Corpo em redemoinho – presença e energia do ator/atriz ribeirinho/a”, com Antônio Veronaldo

Local: CEU das Águas (Rio Corrente/Petrolina)

Horário: 19h às 22h

12 e 13/05 – “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo” (Cia Biruta)

Local: Teatro Dona Amélia (Sesc/Petrolina)

Horário: 17h

Classificação: Livre

Ingressos: R$ 30,00 (inteira), 15,00 (meia-entrada), R$ 20,00 (antecipado)

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.