O prefeito Paulo Bomfim acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama e equipe de engenheiros da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) visitou na manhã desta segunda-feira (30) mais duas casas que serão reformadas através do Programa Transformar. As residências localizadas nos bairros Malhada da Areia e Padre Vicente receberão adaptações que contemplarão as deficiências dos moradores.
“Sabemos das necessidades das pessoas e, mesmo num período de crise, estamos buscando recursos e fazendo esforços para melhorar a vida das pessoas. Ações como esta nos dão mais motivação na gestão pública. O Transformar vai continuar atendendo às pessoas com deficiência, lhes dando mais conforto e segurança”, destacou o prefeito Paulo Bomfim.
Surgido a partir da orientação do governo de cuidar das pessoas o ‘Transformar’ atua nas áreas com população em situação de vulnerabilidade social beneficiando pessoas com deficiência inseridas no CAD Único. “Esse programa demonstra a dedicação da gestão municipal com o Social e é gratificante poder contribuir com a melhoria de vida dessas pessoas”, pontuou a secretária Cida Gama.
As próximas casas reformadas serão as de Dona Maria das Graças, que após uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro ficou com sequelas motoras e de Vanessa Dantas que tem paralisia cerebral. Para seu José Fernandes, avó de Vanessa, a reforma vai facilitar a vida da família. “Somos em 8 morando aqui e ter a casa reformada vai trazer mais qualidade de vida para todos. Vanessa perdeu os pais cedo e é o meu xodó, levo ela para todo lugar que vou e estamos todos muitos felizes por esse que é um presente para todos nós”, firmou.
Todas as famílias contempladas são acompanhadas através do CRAS de seu bairro com equipes que inclui, entre outros, assistente social e psicólogo. “No acompanhamento familiar identificamos as demandas familiares, inserimos os moradores nos grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de fazermos os devidos encaminhamentos para a rede”, destacou a coordenadora do CRAS da Malhada da Areia, Eucimara Morais.
O programa financiado com recursos próprios irá contemplar 16 famílias ao longo do ano. Dentro das adaptações estão: a inclusão de piso antiderrapante, ampliação de banheiros com bases de apoio, melhoria na estrutura possibilitando mais ventilação, além de pintura e instalações elétricas, sempre priorizando a deficiência do morador.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.