A importância do diagnóstico precoce foi tema do evento que o Hospital Regional de Juazeiro realizou nesta sexta-feira, para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer: 08 de abril. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde, tem o objetivo de conscientizar a população e os governos das várias nações sobre a necessidade de políticas de prevenção, de medidas para o rápido diagnóstico da doença e, ainda, de acesso aos tratamentos existentes, como forma de reduzir o grande número de mortes causadas pelo câncer em todo o mundo.
O evento organizado pela Comissão de Humanização, em parceria com a equipe da oncologia objetivou principalmente informar aos participantes sobre a prevenção e tratamento do câncer. A psicóloga do HRJ, Laís Campos, falou da importância do evento: “As ações desenvolvidas buscam esclarecer e desmistificar estigmas atrelados ao diagnóstico do câncer, possibilitando reflexão e busca do cuidado mostrando as formas de evitar o desenvolvimento da doença. É um espaço de troca de informação entre a comunidade e o hospital. Enriquece o trabalho da equipe pois agrega conhecimentos empíricos”.
João Henrique Araújo, enfermeiro da CCIH, destacou que “durante as palestras são abordados não só a questão do diagnóstico, mas o direito deles ao tratamento. O câncer tem chances de cura, e neste dia nós procuramos mostrar isso, surgiram muitas perguntas e dúvidas, algumas pessoas ainda questionam se o câncer passa pelo contato e nós sabemos que o contato, o abraço, o afeto, hoje faz parte do tratamento”.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.