No dia 28 de março, às 20h, a TV Escola estreia a nova temporada do ‘Salto para o Futuro’. Sob o comando de Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, o programa ganha um novo cenário e alguns episódios ao vivo durante o ano. “A ideia é ter o Salto como uma sala aberta que vai pensar e debater a educação com a participação de toda a sociedade, explica Claudio Jardim, diretor de produção da TV Escola. “Os programas ao vivo vão envolver temas que impactam a educação porque mobilizam a sociedade”, completa.
Na grade do canal há mais de 25 anos, o ‘Salto para o Futuro’ informa e debate sobre os principais assuntos relacionados à educação brasileira. Toda semana, os apresentadores recebem especialistas e personalidades que discutem experiências bem-sucedidas e iniciativas inovadoras na área da educação, além dos assuntos que afetam toda a sociedade.
O episódio de estreia receberá a professora Maria Helena Guimarães, secretáriaexecutivado Ministério da Educação, e Eduardo Deschamps, presidente do Conselho Nacional de Educação, para debater as políticas nacionais educativas. “Nesta nova temporada, queremos ampliar ainda mais os debates sobre temas que estão no cotidiano da sociedade e que impactam diretamente no ambiente escolar. Como a escola não está apartada da sociedade, muitos desses temas influenciam o dia a dia das salas de aula e dos diversos espaços escolares. Temas como saúde, comportamento, cultura, inclusão e políticas educacionais se somaram ao selo de qualidade do Salto, que sempre procurou refletir sobre metodologias e práticas educativas. Estamos muito felizes em poder abordar temas que são tão relevantes para educadores e pais”, explica Bárbara Pereira.
O “Salto” é a atração mais antiga da TV Escola. O programa estreou antes mesmo do Canal da Educação, em 1991, na antiga TV Educativa do Rio de Janeiro. Na época, recebeu o nome de “Jornal da Educação” e foi considerado uma experiência piloto, voltada para professores e exibida em horário nobre, na TV aberta. Em 1992, o programa passou a se chamar “Um Salto para o Futuro” e – em uma época pré-redes sociais, num tempo em que o e-mail ainda parecia um sonho distante – chamou a atenção por investir na interatividade com os telespectadores, desde suas primeiras edições. Em 1996, rebatizado como “Salto para o Futuro”, o programa passou a ser exibido pela TV Escola.
A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, distribuído em multiplataforma, e que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público educadores, além de alunos da pré-escola ao Ensino Médio. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender.
O canal pode ser acessado via satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, além da web. A emissora está presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores. São 12 milhões de usuários via web, mais de 500 mil seguidores nas redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para tvs conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones. Em sua grade, destaca-se o “Hora do Enem” – programa diário apresentado pelo jovem Land Vieira, com participação de professores experientes e voltado para estudantes que se preparampara o ENEM.
COMO ASSISTIR:: Em São Paulo: Sky: Canal 21 NET: Canal 08 Claro TV: Canal 08 Oi TV: Canal 24 TV Aberta: Canal 62.3
No Rio de Janeiro: Sky: Canal 21 NET: Canal 15 Claro TV: Canal 08 Oi TV: Canal 24; Canal 25 TV Aberta: Canal 2.3
Em Brasília:Sky: Canal 21 NET: Canal 13 Claro TV: Canal 08 Oi TV: Canal 24; Canal 25 TV Aberta: Canal 2.3
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.